Foto de Ana C.
Ana clara há 1 mês
Enviada pelo
Site

Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante potencial

Os raios cósmicos são fontes de radiação ionizante potencialmente perigosas para o organismo humano. Para quantificar a dose de radiação recebida, utiliza-se o sievert (Sv), definido como a unidade de energia recebida por unidade de massa. A exposição à radiação proveniente de raios cósmicos aumenta com a altitude, o que pode representar um problema para as tripulações de aeronaves. Recentemente, foram realizadas medições acuradas das doses de radiação ionizante para voos entre Rio de Janeiro e Roma. Os resultados têm indicado que a dose média de radiação recebida na fase de cruzeiro (que geralmente representa 80% do tempo total de voo) desse trecho intercontinental é 2 μSv/h. As normas internacionais da aviação civil limitam em 1 000 horas por ano o tempo de trabalho para as tripulações que atuem em voos intercontinentais. Considere que a dose de radiação ionizante para uma radiografia torácica é estimada em 0,2 mSv. RUAS, A. C. O tripulante de aeronaves e a radiação ionizante. São Paulo: Edição do Autor, 2019 (adaptado). A quantas radiografias torácicas corresponde a dose de radiação ionizante à qual um tripulante que atue no trecho Rio de Janeiro−Roma é exposto ao longo de um ano?
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 1 mês

Para calcular a quantidade de radiografias torácicas à qual a dose de radiação ionizante recebida por um tripulante em um ano corresponde, é preciso comparar a dose de radiação recebida ao longo do ano com a dose de uma única radiografia torácica.

Primeiro, calculamos a dose anual de radiação recebida pelo tripulante:

  1. A dose de radiação na fase de cruzeiro em voos Rio de Janeiro-Roma é de 2 ?Sv/h.
  2. Considerando as normas internacionais, um tripulante pode trabalhar até 1.000 horas por ano em voos intercontinentais.
  3. A dose anual de radiação é dada pela multiplicação da dose por hora pelo número total de horas de trabalho:
Dose anual=2?Sv/h×1,000horas=2,000?Sv

Convertendo de microsieverts para millisieverts, temos:

2,000?Sv=2mSv

Agora, comparamos essa dose com a de uma radiografia torácica:

  1. A dose de uma radiografia torácica é estimada em 0,2 mSv.

Para descobrir quantas radiografias torácicas equivalem aos 2 mSv recebidos ao longo do ano, dividimos os 2 mSv pela dose de uma única radiografia:

Número de radiografias=2mSv0.2mSv/radiografia=10

Portanto, ao longo de um ano, a dose de radiação ionizante recebida por um tripulante nos voos entre Rio de Janeiro e Roma corresponde a 10 radiografias torácicas.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor