Foto de Helyver M.
Helyver há 5 anos
Enviada pelo
Site

Questao que nao consigo resolver

Se aqui na terra na gravidade eu lançar uma "corda" e um objeto no espaço na gravidade 0 e agarrasse nele como se fosse uma pesca, o que aconteceria comigo? Eu seria puxado pra fora da terra com o meteoro ou eu puxaria o meteoro pra terra?
2 respostas
Professor Gustavo F.
Respondeu há 5 anos
Contatar Gustavo
As duas coisas. Um meteoro, de acordo com a nomenclatura que estou acostumado, é apenas o flash de luz emitido por meteoroides quando estes corpos queimam na entrada da atmosfera terrestre. Então, você não pode "laçar" um meteoro. Porém, você poderia laçar um meteoroide ou um asteroide ou qualquer outro corpo rochoso ou metálico se deslocando pelo espaço e deve ter sido esse o objetivo da sua pergunta. Nesse caso, esse corpo também está sendo atraído pelas forças da gravidade do sol, dos planetas, de suas luas e de eventuais outros corpos que estejam em sua proximidade. Ele, o corpo, como você, estão ambos sendo atraídos constantemente por forças de gravidade. O que o impede de cair em direção ao núcleo da Terra são as forças eletromagnéticas de repulsão entre o seu corpo e o chão. Porém, o corpo laçado está em alguma órbita complexa, em queda livre, até que é imposta uma tensão pela corda, com você puxando do outro lado (e o peso da corda sendo atraída pela gravidade também). Nesse momento a dinâmica dos 3 corpos acontece e a resposta que você deseja vai depender da massa (inercial-gravitacional) do asteroide e da sua. Geralmente a massa desses corpos são de várias toneladas e, portanto, você acabará sendo puxado violentamente e soltará a corda ou seus braços se arrebentarão, pois eles se deslocam muito rapidamente, várias vezes mais rápido do que a velocidade do som. A própria corda arrebentaria ou, com o atrito causado pela velocidade, se incendiaria e se desfaria em cinzas e você nem veria isso acontecer, tão súbito o "desaparecimento" dela. Digamos que essa ideia não é nada boa. ;)

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Caio O.
Respondeu há 5 anos
Contatar Caio
Quando você se conecta de forma a ficar ligado com um objeto com velocidade ocorre conservação de uma grandeza física chamada momento linear (quantidade de movimento) entre os instantes de "um pouquinho antes de agarra" e "um pouquinho depois de agarrar". Nesse caso, deverá ser levado em consideração o movimento da terra e tudo mais. Contudo, para simplificar vamos considerar que você tenha massa m e esteja em repouso (Vi = 0) e o objeto esta com velocidade V´ e massa M. então por conservação de momento linear teremos: Pi + P´= Pf m.vi + M.V` = (m+M).Vf O primeiro termo da equação acima é nulo porque você se encontra em repouso, no nosso problema simplificado, Então sua velocidade em conjunto com o objeto espacial capturado será Vf: Vf = (M/(m +M))V` Essa velocidade Vf é sua velocidade imediatamente após se agarrar no corpo viajante. Agora basta saber se essa velocidade é suficientemente grande para superar a atração gravitacional do planeta ou não.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor