01) Considere um móvel que percorre 1/4 de uma pista circular de raio igual a 20,0m em 4,0s. Adotando-se ?2como sendo 1,4 e ? igual a 3, é correto afirmar:
a) O espaço percorrido pelo móvel é igual a 50,0m.
b) O deslocamento vetorial do móvel tem módulo igual a 30,0m.
c) a velocidade vetorial média do móvel tem módulo igual a 7,0m/s.
d) o módulo da velocidade escalar média do móvel é igual a 1,5m/s.
e) a velocidade vetorial média e a velocidade escalar média do móvel têm a mesma intensidade.
02) Um automóvel percorre 12,0km para o norte e, em seguida 16,0km para o leste em 30 minutos. Das alternativas seguintes marque aquela que indica o valor correto para o módulo da velocidade vetorial média do automóvel no percurso.
a) 10 km/h
b) 20 km/h
c) 30 km/h
d) 40 km/h
e) 50 km/h
03) Analise as afirmativas seguintes e marque a INCORRETA.
a) no lançamento horizontal e oblíquo no vácuo, tem-se a composição de dois movimentos independentes.
b) na direção vertical, o movimento de um objeto lançado horizontalmente no vácuo é uniformemente acelerado.
c) o tempo de queda no lançamento horizontal depende da massa do corpo: quanto maior for essa massa, menor será o tempo de queda.
d) no lançamento horizontal e oblíquo no vácuo, a componente horizontal da velocidade mantêm-se inalterada, uma vez que no eixo x o movimento é classificado como retilíneo e uniforme.
e) no lançamento oblíquo no vácuo, a componente horizontal da velocidade pode ser determinada pelo produto da velocidade do objeto com o cosseno do ângulo com o qual o corpo abandona o solo.
04) Um projétil de canhão é disparado horizontalmente, a uma velocidade de 50 m/s, à beira de um penhasco de 490 m de altura. Desconsidere a resistência do ar. Marque a alternativa que indica o valor do alcance horizontal do projétil. (Dado: g = 9,8 m/s²)
a) 200 m
b) 350 m
c) 500 m
d) 650 m
e) 800 m
05) Um objeto é lançado com velocidade inicial igual a 100m/s (em módulo), a 30° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10m/s². Marque a alternativa que indica o valor correto para o alcance horizontal atingido pelo objeto.
a) 100 m
b) 300 m
c) 500 m
d) 300?3 m
e) 500?3 m
06) A potência é definida como a razão entre a energia fornecida a um corpo e o intervalo de tempo no qual isso ocorre. Isto é, a potência mede o quão rápido ocorre a transferência de energia (ou a realização de um trabalho por uma força). Considere um motor que é utilizado para elevar um bloco de massa 500 Kg a uma altura de 3,0 m em 2,0 s, em movimento retilíneo e uniforme. Sendo, g = 10m/s2, qual a potência teórica do motor, em watts?
a) 1500
b) 1000
c) 7500
d) 5000
e) 3000
07) O teorema da energia cinética afirma que o trabalho da força resultante realizado sobre um corpo ou partícula é equivalente à variação da sua energia cinética. Considere uma partícula que se desloca numa trajetória retilínea e percorre a distância de 5 m sob a ação de uma força constante, aplicada ao longo do deslocamento. Sabendo-se que no deslocamento a variação da energia cinética da partícula foi de 200 J, o módulo dessa força, em newtons, é de:
a) 1000
b) 40
c) 0,025
d) 0
e) 205
08) A força peso é uma força conservativa, isto é, seu trabalho não depende da trajetória, ele depende apenas das posições: inicial e final. Analise a situação: uma pessoa levanta um corpo de massa 5,0 Kg do solo até uma altura de 1,8 m e, em seguida, abaixa-o até uma altura final de 1,2 m. Determine, em joules, o módulo do trabalho realizado pela força peso do corpo. Adote g = 10m/s2
a) 60
b) 90
c) 30
d) 50
e) 18
09) Energia cinética é a forma de energia que um corpo qualquer possui em razão de seu movimento, em outras palavras, é a forma de energia associada à velocidade de um corpo. Quando aplicamos uma força resultante não nula sobre algum corpo, estamos realizando trabalho sobre ele, desse modo, ele adquire energia cinética na medida em que sua velocidade aumenta a energia cinética não depende exclusivamente da velocidade do corpo, mas também de sua massa. Qualquer tipo de corpo em movimento é dotado desse tipo de energia: translação, rotação, vibração e outros. Considere um corpo que possui uma velocidade de 50 Km/h, apresentando assim, uma energia cinética inicial, se este mesmo corpo dobrar sua velocidade, isto é, passar a possuir velocidade de 100 Km/h, sua energia cinética:
a) Irá dobrar
b) Irá ser reduzida pela metade
c) Irá triplicar
d) Irá ser reduzida pela quarta parte
e) Irá ser quadruplicada
10) As pirâmides do Egito, que são consideradas uma das sete maravilhas do mundo, estão entre as construções mais conhecidas em todo o mundo, entre outras coisas pela incrível capacidade de engenharia de um povo com uma tecnologia muito menos desenvolvida do que a que temos atualmente. A grande pirâmide de Gizé foi a construção humana mais alta por mais de 4000 anos. Considere que, em média, cada bloco de pedra tenha 2toneladas, altura desprezível comparada à da pirâmide e que a altura da pirâmide seja de 140 m. Adotando g = 10 m/s2, a energia potencial de um bloco no topo da pirâmide, em relação à sua base, em KJ, é de:
a) 28
b) 56
c) 280
d) 2800
e) 560
Bom dia, Manoel. Tudo bem?
Listas de exercícios devem ser postados na área de tarefas.