Tem a ver com dilatação térmica,dilatação LINEAR ,dilatação voluntaria,dilatação superfica
O coeficiente de dilatação LINEAR do aço e 1,1×10-5°c-1( o -5 e1sao números pequeno q vai em cima ) os trilhos de uma via férrea tem 12cm cada um na temperatura de 0°c sabendo-se que a temperatura máxima na região onde se encontra a estrada e 40°c,o espaçamento mínimo entre dois trilhos consecutivos deve ser ,aproximadamente ,de ?resposta completa
Lembre da fórmula de dilatação linear. (Lf-Lo) = "Delta L"= Lo * alfa * (Tf-Ti). Onde, Lf é o comprimento final, Lo é o comprimento inicial, "Delta L " é a variação de comprimento, alfa é o coeficiente de dilatação, Tf é a temperatura final e Ti é a temperatura inicial.
A partir dela, para descobrir o espaço mínimo entre dois trilhos, você tem que saber qual é a dilatação máxima que um trilho pode sofrer. O problema diz que a temperatura máxima que pode chegar é 40 graus, e que em 0 graus o trilho tem 12 cm. Logo, Tf= 40, To = 0, Lo = 12cm, alfa = 1,1*10^-5. Substitua na equação e você encontra "Delta L" que vai ser a variação máxima de UM trilho. Ou seja o trilho consecutivo também vai sofrer essa mesma dilatação. Logo, o espaçamento mínimo entre DOIS trilhos consecutivos deve ser 2 * "Delta L ".