Oi Nicoli, tudo bem?
Pela definição, calor é toda forma de um sistema trocar energia que não seja pela forma de trabalho.
Como o enunciado afirma que o processo ocorre apenas por transferencia de energia na forma de calor, não está sendo realizado trabalho nem pelo gás, nem sobre o gás.
Bom dia Nicoli. Vamos lá:
A questão não está bem formulada.
Para que o trabalho seja zero, é necessário que esta transformação seja a volume constante ou seja, não há variação de volume.
Nestas condições, todo o calor trocado com o meio externo serve para aumentar ou diminuir a sua energia interna .
Então, Delta U = qv = 150 Joules.
Sucesso!!!!
Em um processo isotérmico, a temperatura do sistema permanece constante. Portanto, a variação da energia interna do sistema é zero. O trabalho realizado pelo sistema é igual à quantidade de calor trocada com o meio externo.
Dado que o sistema troca 150 J em forma de calor com o meio externo, o trabalho realizado pelo sistema é também 150 J. Isso ocorre porque, em um processo isotérmico, o calor absorvido pelo sistema é totalmente convertido em trabalho.
Portanto, o trabalho trocado com o meio em um aquecimento isotérmico é de 150 J.
Na minha visão:
Para um sistema gasoso ideal em um aquecimento isotérmico, o trabalho trocado com o meio é igual à quantidade de calor trocado com o meio. Portanto, o trabalho é também de 150 J.
Então, aconselho ver com o professor da disciplina sobre o gabarito
Olá Nicoli, boa noite, tudo bem ? A questão não está bem formulada, mas peço que leve em consideração que em um processo isotérmico, a temperatura do sistema permanece constante, o que implica que a energia interna do sistema não varia (?U=0).