1) leia o trecho a seguir e explique resumidamente.
Grande parte das mercadorias industrializadas que o Brasil consumia originam-se dos países europeus, então envolvidos com a guerra e por isso mesmo impossibilitados de suprirem a economia brasileira. Essa circunstância ao mesmo tempo favoreceu e dificultou a industrialização brasileira.
2)compare o setor industrial do estado do Rio de Janeiro com o do estado de Minas Gerais. Aponte uma característica comum entre ambos.
3)explique dois fatores responsáveis pela concentração industrial na região Sudeste.
1) O fenômeno da industrialização brasileira se baseou no modelo de substituição de importações, impulsionado pela redução da oferta de bens industrializados advindos dos países desenvolvidos, em virtude da Primeira Guerra Mundial. Isso fez com que a economia brasileira passasse a se industrializar, mas ainda com produtos mais básicos. Além disso, a importação de tecnologia era mais difícil, fazendo com que a industrialização brasileira não conseguisse se desenvolver plenamente.
2) O setor industrial tanto do Rio de Janeiro quanto de Minas Gerais são majoritariamente baseados na extração de recursos naturais. No Rio de Janeiro, o recurso é o petróleo e em Minas Gerais recursos minerais.
3) A industria brasileira historicamente se desenvolveu no Sudeste em virtude da dinamização causada pela Economia do Café ainda no final do século XIX e início do século XX. Ela foi responsável por desenvolver a região em termos de infraestrutura e impulsionar outros setores para atender a necessidade da economia do café. Além disso, o Rio de Janeiro como capital do país à época, fazia com que grande parte dos investimentos e atenções permanecessem na região, intensificando seu desenvolvimento econômico se comparado com outras regiões do país.
Carol, se for fazer o ENEM ou Vestibular, abrirei no final de Janeiro uma turma introdutória de resolução ao vivo de questões de História do ENEM onde você aprenderá como arrasar na prova de História e gastando relativamente pouco. Acesse o curso aqui: https://profes.com.br/turmas/historia/historia-para-o-enem-2
Durante as Guerras Mundiais, os países europeus estavam focados nos conflitos e não conseguiam exportar produtos industrializados para o Brasil. Isso trouxe dois impactos opostos:
? Favoreceu a industrialização, pois o Brasil precisou produzir internamente o que antes importava.
? Dificultou, pois o país não tinha estrutura suficiente e dependia de tecnologias e equipamentos estrangeiros.
???? Rio de Janeiro ? Destaca-se pela indústria petroquímica, naval, farmacêutica e audiovisual, além de ser um polo turístico e de serviços.
???? Minas Gerais ? Foco na indústria siderúrgica, metalúrgica, automotiva e extrativa mineral, aproveitando seus grandes recursos naturais.
? Característica comum: Ambos os estados possuem indústrias diversificadas e estratégicas para a economia nacional, sendo importantes centros produtivos da região Sudeste.
1?? Infraestrutura e mercado consumidor
A região tem melhores rodovias, ferrovias e portos, facilitando o transporte de mercadorias.
A maior população do país gera um grande mercado consumidor.
2?? Disponibilidade de matéria-prima e mão de obra qualificada
Minas Gerais fornece minério de ferro e outros insumos para a indústria.
As grandes universidades e centros técnicos formam profissionais qualificados para o setor industrial.
Conclusão: A combinação desses fatores fez do Sudeste o principal polo industrial do Brasil!