Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Questões de geografia

Geografia

01) A utilização das águas subterrâneas para suprir as necessidades diárias da população, em vários países, é uma realidade no presente século. Sobre a origem, as características e usos das águas subterrâneas, assinale o que for correto.

 

 

As águas subterrâneas, junto com as geleiras, constituem a maior parte da água doce retida do planeta.

 

As águas subterrâneas não participam do ciclo hidrológico devido à sua elevada profundidade abaixo da superfície do terreno.

 

Dentre os principais problemas encontrados nas áreas da recarga natural dos aquíferos, estão os relacionados com o desmatamento e com a impermeabilização dos solos nas áreas urbanas.

 

No Brasil, o Aquífero Guarani abrange somente os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

 

Os Aquíferos se formam por meio do processo de infiltração e vão se acumulando nos poros de rochas sedimentares.

 

02) Ao longo da história, os solos influenciaram na sobrevivência da humanidade. Identifique o que for correto sobre suas origens, características, distribuições espaciais e seus usos.

 

 

 

A porosidade é uma propriedade comum em determinados tipos de rochas, mas, após o intemperismo, não são preservadas, ou seja, quando da transformação das rochas em solos.

 

Os fatores naturais que influenciam a formação dos solos são a rocha matriz, o clima, o relevo, os organismos e o tempo de exposição à ação da natureza.

 

Os basaltos e os diabásios, que são rochas magmáticas, são transformados em solos de elevada fertilidade natural quando submetidos ao intemperismo químico.

 

O húmus é o produto final da decomposição de restos vegetais e animais por microorganismos. Ele forma a matéria orgânica que está presente em camadas de solo mais profundas.

 

A adoção de construção de curvas de nível em terrenos com finalidades agrícolas intensifica a degradação dos solos.

 

03) Sobre as características principais dos solos e o seu uso assinale o que for correto.

 

 

Os solos aluviais ou sedimentares são os solos formados por meio de deposição de material transportado de algum lugar desconhecido.

 

As voçorocas correspondem a grandes erosões onde os sulcos atingem o nível freático, esse problema é comum em solos arenosos.

 

Os latossolos são solos tropicais do tipo eluvial e bem profundos, o qual é o tipo mais abundante no Brasil.

 

As ravinas corresponde ao tipo de erosão mais profunda causada essencialmente pela ação da cobertura vegetal.

 

A lixiviação é um problema intensificado pela ação antrópica o qual forma uma camada dura de oxido de ferro e alumínio denominados lateritos.

 

04) A respeito das características e da degradação dos solos, assinale o que for correto.

 

 

Os solos não podem ser contaminados pelo chorume, pois eles oferecem uma barreira impermeável devido à dispersão das partículas.

 

Os solos que se localizam nos mesmos lugares em que foram formados são chamados de eluviais.

 

Na formação dos solos, estão presentes a água, os gases e alguns tipos de seres vivos.

 

Os solos que ocorrem nas altas latitudes são bem desenvolvidos e abundantes em matéria orgânica.

 

A interferência humana fragiliza os solos das áreas tropicais devido, principalmente, à utilização de técnicas como a construção de curvas de nível.

Foto de João R.
João Pedro perguntou há 3 anos