Foto de Amanda S.
Amanda há 2 anos
Enviada pelo
Site

Me ajudar por favor!

Sobre gestão democrática, Veiga (2003, p. 15) explica que: “O ponto que nos interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade”.  Segundo as considerações da autora, que ações a escola poderá desenvolver para a prática desse modelo de gestão descentralizadora ? E que contribuição poderá trazer para a melhoria do processo de ensino aprendizagem ?
Professora Priscilla M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Priscilla

Gestão democrática pode ser entendida como espaço de participação, de descentralização do poder e de exercício de cidadania. Esta sugere a efetivação de novos processos de organização e gestão, baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Por essa ótica, Gracinho (2007, p. 34) afirma:

 

A gestão democrática pode ser considerada como meio pelo qual todos os segmentos que compõem o processo educativo participam da definição dos rumos que a escola deve imprimir à educação de maneira a efetivar essas decisões num processo contínuo de avaliação de suas ações.

 

Nessa perspectiva, a democratização da gestão escolar implica a superação dos processos centralizados de decisão e a vivência da gestão colegiada, na qual as decisões nasçam das discussões coletivas, envolvendo todos os segmentos da escola num processo pedagógico. Nesse sentido, Lück (2006, p. 35) destaca que:

Uma forma de conceituar gestão é vê-la como um processo de mobilização da competência e da energia de pessoas coletivamente organizadas para que, por sua participação ativa e competente, promovam a realização, o mais plenamente possível, dos objetivos educacionais.

 

Ou seja, a democracia na escola é o principal caminho para se atingir uma educação pública de qualidade.

 

Segundo Bastos (1999, p. 15),

 

A gestão democrática da escola pública deve ser incluída no rol de práticas sociais que podem contribuir para a consciência democrática e a participação popular no interior da escola.

 

É preciso que haja um entendimento da importância de todos os segmentos escolares e de seu papel como sujeitos políticos e sociais. Sendo assim, faz-se necessário um novo repensar sobre gestão. Através desse estudo, temos como ponto de vista uma gestão que preze pela democracia e sobretudo pela participação, tornando possível que todos os sujeitos participem do âmbito escolar. Dessa maneira, retratamos a gestão democrática como algo que assume um papel indispensável na construção da efetivação de uma educação de qualidade.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Juliano S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Juliano

A partir das considerações de Veiga, 2003, bem como minhas experiências pedagógicas em três Estados,  MT, MS e SP, nos últimos 12 anos, a gestão democrática pode ser uma ferramenta eficiente na condução e aprimoramento do processo de Ensino Aprendizagem. Nesses Estados, a descentralização do modus operandi só foi alcançada,  em partes, pela relação diálogica entre gestão e as instâncias deliberativas (grêmios, conselhos de escolas e APMs), ainda assim com certas limitações. Não se trata de uma dependência limitadora e burocrática na consulta das instâncias deliberativas, mas de um diálogo constante sobre a missão da instituição escolar. A partir dessa relação dialógica, a melhoria no sistema de aprendizagem pode ser aferida a partir do desempenho escolar e no movimento criador de sentido. Para os educandos, criar sentido no que se aprende,  nada mais é do que entender e transformar a sua realidade, principalmente pensando na comunidade escolar. Por isso,  a gestão democrática é uma ferramenta tão poderosa no processo de gerenciamento dos recursos e no desenvolvimento de políticas públicas para a educação no Brasil. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor