Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

2 perguntas (urgente)

História Ensino Médio

1-

O Congresso de Viena é considerado o ponto de partida que marca as modernas relações internacionais, opinião partilhada por especialistas de peso, como Paul Kennedy – autor de Ascensão e Queda das Grandes Potências, obra que reinaugurou os estudos na área –, Antônio Carlos Lessa – um dos maiores especialistas em Relações Internacionais do Brasil – e Amado Luiz Cervo – para quem um verdadeiro sistema internacional só passou a existir depois da transição marcada pelo Império Napoleônico. Na visão dos defensores do Congresso de Viena, é a partir do chamado concerto entre as nações, em uma tentativa de restabelecer a ordem vigente às vésperas da Revolução de 1789, na França, e sepultar de vez os ideais iluministas por ela difundidos, que se configura justamente o oposto, uma sociedade industrial que consolidou o liberalismo.

Sobre o Congresso de Viena, considerando o enunciado, assinale a única opção correta.

A- Os objetivos principais daquele evento eram restaurar o Antigo Regime e deter o avanço do modelo liberal disseminado pela Revolução Francesa.
B- O antiliberalismo, mecanismo utilizado pela Grã-Bretanha para consolidar sua hegemonia, sustentava-se na manutenção do Pacto Colonial, em apoio às metrópoles ibéricas que detinham vastos impérios coloniais na América.
C- A França saiu amplamente fortalecida do Congresso de Viena, pois conseguiu, graças à atuação de seu representante – o Ministro de Negócios Estrangeiros Charles-Maurice de Talleyrand – manter todos os domínios territoriais conquistados por Napoleão Bonaparte.
D- Conforme o texto, o Congresso de Viena, que se fundamentava em princípios liberais, em sua essência, acabou por entravar a industrialização, que necessitava de total intervenção estatal na economia para se consolidar.
E- Segundo os estudiosos, como Paul Kennedy e Antônio Carlos Lessa, as guerras que construíram o Império Napoleônico criaram fortes obstáculos ao futuro das Relações Internacionais, entravando o diálogo entre as nações.
 
 
2-
 
 

É correto afirmar que o referido bloqueio:

A- levou a até então defasada indústria francesa a superar a indústria britânica, devido ao monopólio que proporcionou à França sobre o mercado europeu.
B- provocou uma reviravolta nas relações entre as metrópoles europeias e suas colônias na América, favorecendo os movimentos de emancipação política no Novo Mundo.
C- criou uma série de obstáculos aos projetos emancipacionistas das colônias americanas, pois fortaleceu os princípios que norteavam o Pacto Colonial.
D- obteve o êxito esperado, pois ocasionou a falência do Banco de Londres e assegurou à França napoleônica a total hegemonia sobre os mercados da Europa e da América.
E- permitiu à França napoleônica – maior potência imperialista da chamada "Era das Revoluções" – detentora da mais potente marinha mercante do mundo, superar à Inglaterra no controle dos mercados mundiais.
 
Foto de Ana C.
Ana perguntou há 3 anos