O feudalismo é um sistema político, econômico e social que predominou na Europa medieval, caracterizado por relações de dependência entre senhores feudais e vassalos. Os senhores concediam terras (feudos) em troca de lealdade e serviços, enquanto os camponeses trabalhavam essas terras, oferecendo sua mão de obra em troca de proteção. Essa estrutura hierárquica e descentralizada refletia uma economia agrária e uma organização social complexa.
Feudalismo foi um sistema econômico, social e político predominante na Europa medieval, aproximadamente entre os séculos IX e XV. Suas caracteristicas eram a descentralização do poder, onde senhores feudais possuíam terras e ofereciam proteção aos servos em troca de trabalho e parte da produção agrícola. As relações entre nobres e servos eram baseadas em obrigações mútuas, sustentadas pela lealdade e pelo vínculo de dependência econômica.
O feudalismo foi um sistema político, econômico e social típico da Europa Ocidental durante a Idade Média, principalmente na Baixa Idade Média.
Feudalismo foi um sistema econômico, social e político vigente na Idade Média européia, baseada na posse da terra, com relação entre o suserano (dono das terras e protetor do vassalo) e vassalo (protegia e cuidava das terras) na Alta Idade Média (séc. V-XI) e queda Baixa Idade Média (séc. XI-XV).
O Feudalismo foi o sistema econômico,social e político que vigorou na Europa entre o séculos XIV e XV.
Feudalismo é um sistema político-econômico e social que vigorou na idade média e se baseava em feudos (grandes propriedades de terra que eram utilizadas para plantação com foco na produção interna)
O feudalismo foi uma forma de organizacao social instituída na Europa entre os séculos V e XV. Desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do período medieval com o fim da Guerra dos 100 anos, a Queda de Constantinopla, o início do Renascimento e o crescimento considerável do comércio marítimo e das cidades européias.
Baseava-se em grandes propriedades de terra chamadas feudos que pertenciam a nobres ou senhores feudais, cuja a mão-de-obra era servil, composta por servos e camponeses que trabalhavam nessas terras em troca de abrigo e protecão, formando colonatos. A economia era rural, com poítica descentralizada e sociedade estamental. A concessão de terras acontecia dentro de uma relacão de fidelidade entre pessoas na qual o suserano concedia uma porcão de terras a um vassalo.
Estes colonos pagavam impostos e trabalhavam para os senhores feudais em troca de terras e protecão. A Igreja Católica também se beneficiou desse sistema fazendo aliancas com nobres e rei bárbaros, fazendo do clero uma classe poderosa que tinha um ganho considerável dos tributos pagos pelos servos.
O feudalismo foi um sistema socioeconômico e político que predominou na Europa medieval, caracterizado pela descentralização do poder. A sociedade era estruturada em torno de relações de vassalagem, onde os senhores feudais cediam terras aos vassalos em troca de serviços e lealdade.