Ditadura militar 64

História História do Brasil ENEM

Qual a diferença entre DOPS, DEOPS e DOI-CODI?

 

Desde já, obrigada

Foto de Marina B.
Marina perguntou há 4 anos
3 respostas
Professor Igor M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Igor
DOPS O dops era o orgao de espionagem civil navional DEOPS O deops atuava em São Paulo DOI-CODI? Esse era o departamento de inteligencia nacional

Envie uma dúvida e receba resposta imediata

Respostas da IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Lygia C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Lygia
O DOPS - Departamento de Ordem Política e Social, foi um órgão histórico de repressão aos movimentos sociais e populares, centro de tortura durante a ditadura do Estado Novo, retomando esta prática no Regime Militar. O DEOPS - Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo, é praticamente a mesma coisa. Hoje, é o Memorial da Resistência. O DOI-CODI (Destacamento de Operação Interna e Centro de Operação e Defesa Interna) foi um órgão criado na ditadura militar com o intuito de reprimir opositores do regime.
Professora Flávia R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Flávia

As três siglas estão ligadas à órgãos de repressão do Brasil Republicano, porém, o contexto de criação e lugares de ação de cada uma são um pouco distintos. Os DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) foram criados ainda durante a República Velha. Neste período, de grande repressão social e política, atuava no combate às ações consideradas ameaças ao Estado e a ordem social como, por exemplo, manifestações religiosas ou qualquer tipo de situação de oposição àquilo que o Estado considerava legal. A partir do Estado Novo, com a ditadura de Vargas, o órgão passou a combater, principalmente, os opositores políticos do regime uma vez que ações de contestação tornavam-se crescentes, com especiais ações contra os partidos considerados de esquerda. No Estado de São Paulo, apenas para diferenciação da nomenclatura, o DOPS era conhecido como DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social). No final da década de 1960, já no período do Regime Militar, com a criação da OBAN (Operação Bandeirantes) ocorreu uma integração das ações militares e policiais que também tinham a missão de reprimir as ações da oposição ao governo. Logo após sua criação, a OBAN foi institucionalizada e teve seu campo de ação ampliado com a criação do DOI-CODI. Ou seja, DOI-CODI (Destacamento de Operações e Informações e Centro de Operações Internas), criado no Regime Militar, possuía as bases de formação em um órgão do início do século XX (DOPS) mas era uma sucessão da OBAN, com participação das forças millitares e policiais de maneira integradas nas ações de informação, controle, repressão, tortura, perseguição e assassinatos, características do contexto em que foi estabelecido. Os CODI eram responsáveis pelo planejamento, enquanto os DOI eram unidades que circulavam por todo o país, responsáveis pelas ações de repressão, principalmente, na prática da destruição de organizações de esquerda. 

Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa

Envie suas dúvidas pelo App