Foto de Murilo C.
Murilo há 4 anos
Enviada pelo
Site

Estou com duvida nesta questão de historia 26/02/2021

Explique o Reino de Gana, Reino do Congo, Reino do Mali

História
2 respostas
Professora Renata Z.
Respondeu há 4 anos
Contatar Renata

Os 3 reinos têm semelhanças como o comércio de  sal, tecidos. A forma política era centralizada.  Outra forma de manter o Estado era a cobrança de tributos  .

Os reinos de Gana e  do Congo não possuíam uma política expansionista nem  militarizada. 

Cada reino tinha características próprias,  como por exemplo, a religião.  No reino de Gana, depois do século VIII a religião islâmica tomou conta do reino já no Congo, inicialmente eles eram politeístas, acreditavam em vários deuses. A partir do século XV, com o contato com os portugueses ocorreu a cristalização do povo.

O império do  Mali foi um Estado rico que existiu do século XIII ao XVI.

Economia: comércio e mineração foram responsáveis pela riqueza desse reino. 

O mais famoso imperador foi Musa, que ascendeu ao trono por volta de 1307, ele era muçulmano,  acrescentou cidades comerciais de Tombuctu e Gao ao seu império, ordenou a construção de muitos edifícios nessas cidades e em outros lugares. Criou universalidade em Tombuctu. 

O império começou a declinar no século XV, algumas cidades se rebelaram  outras por povos vizinhos. Em 1550, o império de Mali havia perdido grande parte do seu poderio.

Gana: economia comercial atingiu seu auge no século VIII.  Principais produtos- sal, tecidos,  cavalos, tâmaras,  ouro e escravos. Os dois últimos foram de fundamental importância para expansão econômica do reino. O sal também foi de grande importância por conservar os alimentos. 

Decadência:por causa do esgotamento das minas de ouro que sustentavam a economia e a expansão islâmica que ameaçou a estrutura centralizada do governo. 

Congo : duração  foi do século XIV ao XV. 

Possuía rei , este tinha autoridade de receber tributos provenientes de cada uma das províncias  e  sub reinos.

Atividade econômica: comércio onde predominava a compra e venda de sal, tecidos, metais e produtos de origem animal,  prática comercial feita através do escambo ( troca).

O contato com os portugueses levou a outra atividade,  o tráfico de escravos, a região foi uma das maiores fornecedoras de escravos para o  Brasil. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Zaqueu R.
Respondeu há 4 anos
Contatar Zaqueu
https://super.abril.com.br/historia/a-historia-dos-imperios-africanos/ Segue link de matéria que explica em linhas gerais.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa