Explique o Reino de Gana, Reino do Congo, Reino do Mali
Os 3 reinos têm semelhanças como o comércio de sal, tecidos. A forma política era centralizada. Outra forma de manter o Estado era a cobrança de tributos .
Os reinos de Gana e do Congo não possuíam uma política expansionista nem militarizada.
Cada reino tinha características próprias, como por exemplo, a religião. No reino de Gana, depois do século VIII a religião islâmica tomou conta do reino já no Congo, inicialmente eles eram politeístas, acreditavam em vários deuses. A partir do século XV, com o contato com os portugueses ocorreu a cristalização do povo.
O império do Mali foi um Estado rico que existiu do século XIII ao XVI.
Economia: comércio e mineração foram responsáveis pela riqueza desse reino.
O mais famoso imperador foi Musa, que ascendeu ao trono por volta de 1307, ele era muçulmano, acrescentou cidades comerciais de Tombuctu e Gao ao seu império, ordenou a construção de muitos edifícios nessas cidades e em outros lugares. Criou universalidade em Tombuctu.
O império começou a declinar no século XV, algumas cidades se rebelaram outras por povos vizinhos. Em 1550, o império de Mali havia perdido grande parte do seu poderio.
Gana: economia comercial atingiu seu auge no século VIII. Principais produtos- sal, tecidos, cavalos, tâmaras, ouro e escravos. Os dois últimos foram de fundamental importância para expansão econômica do reino. O sal também foi de grande importância por conservar os alimentos.
Decadência:por causa do esgotamento das minas de ouro que sustentavam a economia e a expansão islâmica que ameaçou a estrutura centralizada do governo.
Congo : duração foi do século XIV ao XV.
Possuía rei , este tinha autoridade de receber tributos provenientes de cada uma das províncias e sub reinos.
Atividade econômica: comércio onde predominava a compra e venda de sal, tecidos, metais e produtos de origem animal, prática comercial feita através do escambo ( troca).
O contato com os portugueses levou a outra atividade, o tráfico de escravos, a região foi uma das maiores fornecedoras de escravos para o Brasil.