Foto de Daniel B.
Daniel há 6 anos
Enviada pelo
Site

Exercícios da fuvest

Prezado professor, estou realizando uma prova anterior da transferência (2017/2018), e fiquei com dúvidas nas seguintes questões: 49. “A estrada de ferro inglesa de Santos a Jundiaí é um monumento grandioso da indústria moderna. De Santos a São Paulo percorre ela uma distância de 76 quilômetros.” “Ao findar se o quarto plano inclinado, primeiro a contar do alto, antolha se o viaduto da Grota Funda, a vitória do atrevimento sobre a enormidade, do ferro sobre o vazio, da célula cerebral sobre a natureza bruta.” Júlio Ribeiro, A carne. Em uma carta datada de 1887, da qual fazem parte os fragmentos acima, um dos personagens do romance A carne descreve com detalhes uma viagem realizada entre Santos e São Paulo, pela estrada de ferro, a respeito da qual é correto afirmar: a) A estrada de ferro em São Paulo propiciou, durante o final do século XIX, um amplo desenvolvimento fabril de bens manufaturados e indústrias de base, fase conhecida como “substituição de importação”. b) A vantagem da ferrovia, naquele momento, foi fornecer um transporte mais econômico de materiais pesados, em grandes quantidades, como minérios, café e trigo. c) A tecnologia empregada na construção da ferrovia, inovadora no Brasil, baseava se no sistema de planos inclinados, o qual possibilitou superar os obstáculos naturais da Serra da Cantareira e da Serra do Mar. d) A estrada de ferro de Santos a Jundiaí foi, no Brasil do século XIX, sinônimo de modernização e consequência da necessidade de expansão de uma economia sob base agromineradora, sendo sua construção iniciativa pioneira no país. e) A ferrovia foi iniciativa do Barão de Mauá, com recursos de acionistas ingleses, os quais mais tarde assumiram o controle total daquela que se tornou a estrada de ferro mais rentável do país. GABARITO OFICIAL: E 55. Sobre o Tratado de Assunção (1991), é correto afirmar que a) constituiu uma cooperação diplomática entre Brasil e Argentina, necessária à recuperação econômica pós regimes militares. b) criou mecanismos de cooperação política e militar e de auxílio financeiro para os países do Cone Sul. c) estabeleceu a criação de uma zona de livre comércio e a eliminação de barreiras alfandegárias no Mercosul. d) fundou uma área de livre comércio das Américas (ALCA), reunindo apenas países do bloco andino. e) fortaleceu a tradição de rivalidade nas relações diplomáticas entre os países da Bacia do Prata GABARITO OFICIAL: C
História Geral História do Brasil
1 resposta
Professor Dênis D.
Respondeu há 6 anos
Contatar Dênis
Compreendo sua dúvida pelos dados que procura não estarem diretamente nas perguntas. Ambas buscam verificar se você conhece os assuntos previamente, evitando chutes. No caso cobra-se a história das ferrovias no Brasil e da criação do Mercado Comum do Sul. Explicarei porque as questões lhe geraram dúvidas: a) A estrada de ferro em São Paulo propiciou, durante o final do século XIX, um amplo desenvolvimento fabril de bens manufaturados e indústrias de base, fase conhecida como “substituição de importação”: Substituição de importação é uma política surgida no século XX, principalmente nas Guerras Mundiais e no desenvolvimentismo de JK, logo a resposta seria anacrônica. b) A vantagem da ferrovia, naquele momento, foi fornecer um transporte mais econômico de materiais pesados, em grandes quantidades, como minérios, café e trigo: Desconheço a definição de materiais pesados usada na questão. Se é sinônimo de mineração, a SPR não a possuía como atividade principal, nem o transporte de trigo. Seu carro-chefe foi o café. c) A tecnologia empregada na construção da ferrovia, inovadora no Brasil, baseava se no sistema de planos inclinados, o qual possibilitou superar os obstáculos naturais da Serra da Cantareira e da Serra do Mar: os planos inclinados foram usados na Serra do Mar , aonde está a Grota Funda. Na Cantareira foi realizado um túnel, o Botujuru. d) A estrada de ferro de Santos a Jundiaí foi, no Brasil do século XIX, sinônimo de modernização e consequência da necessidade de expansão de uma economia sob base agromineradora, sendo sua construção iniciativa pioneira no país: A ferrovia foi pioneira, mas para SP, pois Mauá fez sua primeira ferrovia em Magé (RJ), e antes da SPR outras foram inauguradas no Nordeste. Não sou tão especialista em América do Sul, então serei mais breve nessa: a) constituiu uma cooperação diplomática entre Brasil e Argentina, necessária à recuperação econômica pós regimes militares: Paraguai e Uruguai também a assinaram. b) criou mecanismos de cooperação política e militar e de auxílio financeiro para os países do Cone Sul: esse seria um segundo passo de integração sul-americana, mas não chegou a acontecer, por mil razões internas e externas. d) fundou uma área de livre comércio das Américas (ALCA), reunindo apenas países do bloco andino: Américas = todo o continente, Andes = Exclui o Brasil da abrangência. e) fortaleceu a tradição de rivalidade nas relações diplomáticas entre os países da Bacia do Prata: Se algo foi acirrado, foi a interdependência econômica.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar