Foto de Maria C.
Maria há 6 anos
Enviada pelo
Site

Fascismo

Gostava de uma explicação à seguinte afirmação: "O estado totalitário fascista é opositor ao socialismo, liberalismo e à democracia parlamentar" Obrigada
3 respostas
Professora Jeanne C.
Respondeu há 6 anos
Contatar Jeanne
Dito de forma simples, essa afirmação diz que o fascismo é contra a tudo que o socialismo, o liberalismo e a democracia parlamentar significam. O socialismo, em teoria, diz que a riqueza de uma sociedade deve ser dividida igualmente entre toda a população. Não devem existir divisões por classes sociais ou propriedade privada. O liberalismo, em teoria, diz que o governo não deve interferir nas liberdades individuais, no campo, econômico, político, intelectual e religioso. O liberalismo econômico é o conceito mais polêmico, ao dizer que o governo não deve criar regras para a indústria e o comércio. A democracia parlamentar, por definição, é o sistema de governo em que o povo escolhe seus representantes, que atuam num parlamento. Não é a mesma coisa que parlamentarismo, porém. O fascismo é contra tudo isso. > É um sistema baseado na hierarquia social e não busca igualdade. > O fascismo entende que o governo deve estabelecer leis de forma autoritária e impô-las à sociedade, seja no campo econômico, religioso, intelectual ou moral. O fascismo não aceita diferenças de opinião. >Não aceita também a participação do povo na política. O governo não é 'feito pelo povo para o povo', é feito pelo Estado para o povo. Por isso mesmo, não há necessidade de mais de um partido político.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Djerly S.
Respondeu há 6 anos
Contatar Djerly



Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Polyana B.
Respondeu há 6 anos
Contatar Polyana
Depende. Essa é uma visão bem autoritária historicamente. Pq o fascismo já existia como base de formação de Roma Antiga. É Mussolini que fundou os camisas negras e adotou essa filosofia do Império Romano para unir os italianos era socíalista. Então, o movimento fascista é uma decorrência positivista , porém seguida pela Social democracia italiana. Visava fundamentar o nacionalismo do Povo italiano. Os trabalhadores. Isso é bem socialista. É Mussolini era chanceler do Rei, enfrentava até o Vaticano pelo Povo italiano. Representou a União Social Nacional. Deixou muitos benefícios sociais que existem até hoje. Como Escolas públicas, reforma agrária dando casa com quintal favorecendo a agricultura familiar. Saúde pública onde os ricos pagam, etc. Isso é socialismo na prática. Não vão por teorias. Pesquisem e analisem bem. A análise histórica USA ferramentas do passado e do presente para compreender melhor.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor