Dito de forma simples, essa afirmação diz que o fascismo é contra a tudo que o socialismo, o liberalismo e a democracia parlamentar significam.
O socialismo, em teoria, diz que a riqueza de uma sociedade deve ser dividida igualmente entre toda a população. Não devem existir divisões por classes sociais ou propriedade privada.
O liberalismo, em teoria, diz que o governo não deve interferir nas liberdades individuais, no campo, econômico, político, intelectual e religioso. O liberalismo econômico é o conceito mais polêmico, ao dizer que o governo não deve criar regras para a indústria e o comércio.
A democracia parlamentar, por definição, é o sistema de governo em que o povo escolhe seus representantes, que atuam num parlamento. Não é a mesma coisa que parlamentarismo, porém.
O fascismo é contra tudo isso.
> É um sistema baseado na hierarquia social e não busca igualdade.
> O fascismo entende que o governo deve estabelecer leis de forma autoritária e impô-las à sociedade, seja no campo econômico, religioso, intelectual ou moral. O fascismo não aceita diferenças de opinião.
>Não aceita também a participação do povo na política. O governo não é 'feito pelo povo para o povo', é feito pelo Estado para o povo. Por isso mesmo, não há necessidade de mais de um partido político.