1- A repetição subliminar do estereótipo do negro como um ser inferior, inapto ao trabalho qualificado especializado, e muitas vezes perigoso e criminoso, que é reproduzida cotidianamente por diferentes manifestações culturais, não apenas agride e enfraquece a autoestima dos afrodescendentes, sobretudo os jovens, como pode gerar um processo de reificação que descaracteriza a individualidade do negro e reforça uma imagem distorcida que o mesmo faz de si.
Sendo assim,
Tais elementos combinados afetam a condição socioeconômica da população afrodescendente e, por conseguinte, impactam positivamente na probabilidade de vitimização deste grupo [...].
Considerando o acima exposto, assinale a alternativa correta:
a) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é um complemento correto da primeira.
b) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é um complemento correto da primeira.
c) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda falsa.
d) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
2- Considerando o sistema legal de proteção às mulheres, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- No Brasil, em agosto de 2006, era sancionada a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, visando incrementar e destacar o rigor das punições contra a violência doméstica.
II- Em março de 2015 seria sancionada a Lei 13.104/2015, a Lei do Feminicídio, classificando-o como crime hediondo e com agravantes quando acontece em situações específicas de vulnerabilidade (gravidez, menor de idade, na presença de filhos, etc).
III- Entende a lei que existe feminicídio quando a agressão envolve violência doméstica e familiar, ou quando evidencia menosprezo ou discriminação à condição de mulher, caracterizando crime por razões de condições do sexo feminino.
Estão corretas as afirmativas;
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III
1- c) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda falsa.
2- a) Apenas I
Questão 1
Letra C
Explicação: Os elementos citados na afirmativa II não afetam positivamente na probabilidade de vitimização deste grupo, de forma contrária, impactam negativamente, de modo a tornar o item II falso.
Questão 2
Letra C
Explicação: A afrimativa I está correta, pois está alinhada com o propósio da Lei Maria da Penha.
A afirmativa II é falsa, tendo em vista que o agravante do crime de feminicídio constitui o fato da vítima ter mais de 60 anos e menos de 14, de modo a não ser exclusivo da menor idade.
A afimativa III está correta conforme trecho do Dossiê Violência Contra Mulheres, que afrima: "O crime de feminicídio íntimo está previsto na legislação desde a entrada em vigor da Lei nº 13.104/2015, que alterou o art. 121 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio. Assim, o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino, isto é, quando o crime envolve: “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”." Disponível em : https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/violencias/feminicidio/
1-C e 2-C. Começarei uma turma de resolução de questões de História do ENEM no final deste mês, acesse o curso (nesta plataforma) e entre na turma, não irá se arrepender: https://profes.com.br/turmas/historia/historia-para-o-enem-2