Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Questão sobre diretas já

História História Geral História do Brasil Ditadura Militar no Brasil

Boa noite! O gabarito do vestibular em que prestei consta como correta a letra "A", queria saber se o gabarito está certo, e se não, qual a justificativa que eu daria no recurso? Quais alternativas estão certas ou erradas e por quê?

 

Questão: No processo de abertura política, ainda durante o período dos governos militares, a sociedade brasileira se mobilizou em torno da exigência de eleições diretas, que repercutiu diretamente na redemocratização do século XX. O movimento das Diretas Já ocupou a maioria das capitais brasileiras e envolveu o debate em torno da eleição presidencial pós o governo do general Figueiredo. Assinale a opção que caracteriza esse momento de mobilização social.

(A) Uniu as forças políticas de oposição aos governos militares, reivindicando eleições diretas em todos os níveis, o que foi idealizado pelo senador Teotônio Vilela e teve o PMDB como protagonista, através da figura do deputado federal Dante de Oliveira, que apresentou a emenda constitucional que criava as Diretas Cem Abril de 1984.

(B) Reuniu as forças de esquerda do Brasil em defesa da democracia, foi idealizado por Ulisses Guimarães e tomou conta de todas as cidades brasileiras, chegando a reunir, na cidade do Rio de Janeiro, um milhão de pessoas na Candelária e propondo como chapa para eleição o nome de Leonel Brizola.

(C) Mobilizou as forças políticas de oposição e abriu caminho para a Constituição de 1988, através do debate organizado pelo Partido dos Trabalhadores recém criado, que reunia os operários do ABC paulista em torno da candidatura de um operário para a presidência da República.

(D) Aglutinou as forças de oposição aos governos militares e, com a derrota da emenda Dante de Oliveira das Diretas Já, viabilizou, via o PDT, a chapa formada por Tancredo Neves e José Sarney da eleição indireta para a presidência da República, com o apoio dos setores empresariais ligados à elite econômica paulista.

Foto de Bia S.
Bia perguntou há 2 anos