Foto de Letícia C.
Letícia há 7 anos
Enviada pelo
Site

Sobre regime militar

O que foram os Atos institucionais e por que o AI-5 acabou por consolidar o carceamento das liberdades democráticas no país? E também o que o movimento "diretos já" resultou
História História do Brasil
4 respostas
Professor Otávio W.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Otávio


Os Atos Institucionais foram medidas legais adotadas pela Ditadura Militar que se sobrepunham à ordem jurídica vigente. Ou seja, eles estavam acima das demais leis do país. Pode-se dizer que eles "regulamentavam" as ações dos militares e, desde o AI-1 ao AI-5 deram, gradativamente, cada vez mais poder ao regime. O AI-5 é o mais conhecido porque ele praticamente reconheceu que aquela era uma Ditadura (lembre-se que a tomada de poder em 1964 supostamente seria provisória, só até colocar-se outro presidente no lugar de João Goulart) e deu imensos poderes ao regime para interferir nos demais poderes políticos, nas unidades federativas e na vida individual das pessoas. Por isso, muita gente considera 1968, o ano do AI-5, o início da fase mais cruel da Ditadura Militar, que persistiu até o final dos anos 1970, quando se iniciava um processo "lento e gradual" de abertura política. A partir daí, já se possibiiltava maior liberdade à sociedade civil, como no movimento Diretas Já, que pedia as eleições diretas para presidente em 1984. O objetivo não foi atingido, pois as eleições foram indiretas, mas o movimento foi importante pela imensa participação popular pedindo a redemocratização do país. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Rafael M.
Respondeu há 7 anos
Contatar Rafael


Os Atos Institucionais foram atos criados durante o Regime Militar como documentos de gestão no sistema. O AI-5 foi o ato que consolidou o auge do Regime, em virtude do aumento da insatisfação popular e aumento do movimento comunista no Brasil, teve como estopim a morte do estudante Edson Luís. O AI-5 consolidou o fim de liberdades, como o fim do Habeas corpus, pena de morte para crimes de ordem política, etc. O movimento Diretas já já aconteceu no fim do regime militar, quando o regime já estava em transição para a democracia. O povo queria eleições diretas, mas o congresso não aprovou, e a eleição foi entre os parlamentares. Tancredo Neves foi eleito, porém não assumiu em virtude de sua morte, e no entanto, assume José Sarney.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Bread E.
Respondeu há 7 anos
Contatar Bread
Bom dia Letícia. Os Atos Institucionais foram emendas constitucionais, ou seja, leis criadas e impostas para respaldar o regime que estava sendo instituído a partir de 1964 e com o AI nº5 consolidado em 1968. O AI nº 5 foi imposto justamente para acabar com as liberdades de imprensa, mas, também para acabar com o direito de Habeas Corpus. A partir de 1968 se acirra a tortura, pois o AI nº 5 dá certa liberdade de ação aos sujeitos da repressão, ou seja, DOI-CODI, SNI e outros órgãos de repressão aos inimigos políticos do Regime Militar.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Leandro S.
Respondeu há 7 anos
Contatar Leandro


Os Atos Institucionais foram formas que os militares encontraram de trazer algum caráter de legitimidade pelas vias legais para a ditadura militar. Porém estes atos tinham como objetivo o cerceamento das liberdades individuais e da atuação de grupos políticos. O mais conhecido e repressor foi o AI-5 que dentre outras coisas acabou com o direito ao Habeas Corpus e endureceu a repressão contra aqueles que eram tidos como opositores do regime militar.
Já o movimento das Diretas Já foi um movimento que buscava as eleições através do voto direto, pois após o golpe militar de 64 as eleições passaram a ser indiretas e com o agravante da extinção dos partidos políticos, restando apenas dois partidos comandados e controlados pelos militares. As Diretas Já buscavam esse retorno democrático e a participação direta da população na eleição de seus representantes políticos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar