Foto de Maurício B.
Maurício há 7 anos
Enviada pelo
Site

Texto de história

Texto dissertativo-argumentativo correlacionando república velha, coronelismo, fraude eleitoral, movimentos antioligarquicos e voto feminino no Brasil entre 1889 e 1930
História História do Brasil Ensino Médio Geral Reforço Escolar
2 respostas
Professor Francisco S.
Respondeu há 7 anos
Contatar Francisco
Bom dia Maurício. Compreendida entre 1889 e 1930, a República Velha representou o poder das oligarquias rurais no cenário político e econômico brasileiro. A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930. Neste canal do Brasil Escola, o leitor e estudante irá encontrar uma série de artigos referentes a esse momento de formação do Estado republicano brasileiro. Usualmente, a República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. A República da Espada abrange os governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Foi durante a República da Espada que foi outorgada a Constituição que iria nortear as ações institucionais durante a Primeira República. Além disso, o período foi marcado por crises econômicas, como a do Encilhamento, e por conflitos entre as elites brasileiras, como a Revolução Federalista e a Revolta da Armada. A República Oligárquica foi marcada pelo controle político exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período ainda que se desenvolveu mais fortemente o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país. Espero ter ajudado. Marca uma aula para assim poder aprofundar mais sobre esse assunto. Abraços.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

 
Professor Carlos H.
Respondeu há 7 anos
Contatar Carlos
O Império passava por problemas Políticos, Econômicos e Sociais, pois se encontrava escravista por estar passando pelo processo de Abolição da Escravidão em 1888, por causa da influência do Positivos de Augst Conte na França a partir de 1860 -1870 irá no Brasil a formação do Partido Republicano Paulista e Mineiro (defensores da formação de uma República), em relação a economia será desenvolvido no Oeste Paulista o Café, dando origem a um novo tipo de formação socio-econômica com os barões do café com a vinda dos imigrantes. Além disso o império não conseguia mas resolver seus problemas o que levaria a sua derrocada em 1889 com a Proclamação da República, nessa nova formação política irá ocorrer: a primeira Constituição Civil, a formação da classe média urbana, a formação da Federação e dos Estados com a (Política dos Governadores), Revoltas Militares como a da Armada e da Chibata, Revoltas Messiânicas como Contestado e Canudos, formação das Oligarquias estaduais e regionais (na figura do coronel), fraudes eleitorais (o voto de cabresto). A Crise Oligárquica ocorre nos anos 20 e 30 com a Coluna Prestes, Movimento Tenentista, o surgimento da Semana de Arte Moderna em 1922 (origem do Modernismo), a Crise de 1929 e a Revolução de 30 com Vargas. O voto Feminino será estabelecido pela Constituição de 1934 durante o Governo Constitucional de Vargas, sendo eleita a primeira mulher a ocupar um cargo público no Legislativo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar