Foto de Néia R.
Néia há 2 meses
Enviada pelo
Site

Figuras de linguagem

Por favor, mandem perguntas baseadas na forma como as figuras de linguagem são cobradas nas provas de nível superior, isto é, abordando os sentidos e os objetivos que esses recursos transmitem ao leitor
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 2 meses

Claro! Aqui estão algumas perguntas que podem ajudá-lo a entender as figuras de linguagem e seu impacto na construção de sentido em textos, abordando os sentidos e objetivos que esses recursos transmitem ao leitor, como frequentemente cobrado em provas de nível superior:

  1. Metáfora: Analise a seguinte frase: "A vida é um palco e nós somos os atores." Quais são os sentidos ocultos que essa metáfora pode transmitir sobre a natureza da vida e das interações humanas?

  2. Anáfora: Observe o uso da repetição da frase "Eu quero" em um poema. Como essa anáfora contribui para a ênfase emocional e para a construção do desejo do eu-lírico?

  3. Personificação: Em um conto, o autor escreve: "O vento sussurrou segredos entre as folhas." Quais sentimentos ou atmosferas são criados por meio dessa personificação, e de que forma isso afeta a experiência do leitor?

  4. Ironia: Como a ironia é utilizada em uma crítica social e qual o efeito que ela produz no leitor? Dê exemplos de como o descompasso entre o que é dito e o que se quer dizer pode gerar mudança de percepção.

  5. Hipérbole: Em um texto publicitário, lê-se: "Essa comida é tão boa que até o céu faz fila para provar." Qual é a função da hipérbole nesse contexto e como ela ajuda a transmitir uma imagem mais impactante do produto?

  6. Antítese: Em muitos poemas, encontramos a antítese, que é a oposição entre ideias. Como a utilização desse recurso pode intensificar a mensagem do autor e provocar reflexão no leitor?

  7. Eufemismo: Quando alguém diz "ele partiu para um lugar melhor" em vez de "ele morreu", que efeitos o eufemismo produz? Como isso pode impactar a compreensão e aceitação da notícia pelo leitor?

  8. Paradoxo: No famoso aforismo "menos é mais", como o paradoxo provoca um questionamento nas crenças comuns e leva o leitor a uma nova interpretação sobre simplicidade e complexidade?

  9. Metonímia: Na frase "Ele leu Machado", qual é o sentido por trás da metonímia e como ela serve para representar não apenas a obra, mas também a cultura associada ao autor?

  10. Símbolo: Em um romance, a presença de uma rosa em um contexto de amor muitas vezes indica sentimentos profundos. Como a interpretação desse símbolo pode variar dependendo do contexto em que está inserido?

Essas perguntas estimulam a reflexão sobre o uso das figuras de linguagem em diferentes contextos e a importância dessas ferramentas na construção do sentido e na comunicação entre o autor e o leitor.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Leticia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 mês
Contatar Leticia

oi néia!

aqui estão alguns exemplos:

1. análise do impacto da metáfora no sentido do texto:
   - em um trecho de um poema de Carlos Drummond de Andrade, o verso "No meio do caminho tinha uma pedra" utiliza uma metáfora. qual o efeito dessa figura de linguagem no sentido geral do poema e como ela contribui para a reflexão do leitor sobre os obstáculos da vida?

2. função do eufemismo no contexto social:
   - no romance "Dom Casmurro", de Machado de Assis, o personagem Bento Santiago utiliza a expressão "fulano de tal pagou as suas dívidas à natureza" para referir-se à morte de alguém. qual é o objetivo do uso do eufemismo nesse contexto e como ele afeta a percepção do leitor sobre a relação do personagem com o tema da morte?

3. aliteração e sua função poética:
   - observe o seguinte verso de Manuel Bandeira: "Vou-me embora pra Pasárgada". a repetição do som consonantal no verso é um exemplo de aliteração. como essa figura de linguagem contribui para o ritmo do poema e para a construção de um tom onírico?

4. o paradoxo e a complexidade do pensamento filosófico:
   - em "A Hora da Estrela", Clarice Lispector escreve: "É dentro de mim que existo". como o paradoxo presente nessa frase reflete a tensão existencial da personagem e a complexidade dos temas abordados na obra?

5. ironia e crítica social:
   - em "O Alienista", Machado de Assis utiliza ironia para questionar a racionalidade científica e a autoridade. qual é o papel da ironia nesse conto e como ela funciona como um meio de crítica social e filosófica?

essas questões não apenas pedem identificação de figuras de linguagem, mas também exigem uma análise interpretativa de como elas afetam a compreensão do texto e dos objetivos comunicativos do autor.

precisando de mais alguma coisa só consultar meu perfil!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Érica D.
Respondeu há 1 mês
Contatar Érica
Mas para perguntas de nível superior referente ao concurso público ???

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor