Foto de Lauro S.
Lauro Robson há 3 anos
Enviada pelo
Site

Seria vocativo o termo brasileiros?

Na frase "Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos...", o termo brasileiros seria vocativo? Gostaria de uma boa explicação. 

Letras Gramática
2 respostas
Professora Brenda L.
Respondeu há 3 anos
Contatar Brenda

Na oração: "cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos...", a função do termo brasileiros é especificar e esclarecer o termo anterior "cada um de nós", isso o classifica como um aposto. Os vocativos são termos usados para evocar alguma pessoa do discurso, sendo um chamamento dentro da oração. Neste caso, não há evocação, somente uma especificação de quem se trata "cada um de nós". No vocativo, há um direcionamento claro a quem se dirige o discurso, por exemplo: "Brasileiros, cada um de nós produz mais ou menos..." , vendo-se com clareza que o discurso da oração evoca os brasileiros. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Mauricio W.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Mauricio

Na frase "Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos...", o termo brasileiros seria vocativo? Gostaria de uma boa explicação.

 

Boa tarde, Lauro, tudo bem?

 

A palavra "brasileiros" é um aposto, pois explica quem é "cada um de nós", mais precisamente, explica quem é "nós". Esse tipo de questão cai muito emconcursos, pois busca fazer o candidato confundir aposto e vocativo. Vocativo, no entanto, não é uma explicação, mas, sim, um chamamento, como em:

 

Brasileiras e brasileiros, ouçam o que eu tenho a dizer.

Brasileiros, ide e pregai vossas leis.

Vão e peguem eles, brasileiros!

Sejam corretos, brasileiros.

Brasileiros, sejam corretos.

Observe que os verbos com vocativo geralmente estão no imperativo.

 

Nessa sua frase, você poderia trocar "brasileiros" por outros apostos, observe:

 

Cada um de nós, trabalhadores brasileiros, produz mais ou menos...

Cada um de nós, brasileiros do sul do país, produz mais ou menos...

Cada um de nós, portugueses, produz mais ou menos...

Cada um de nós, trabalhadores mal pagos, produz mais ou menos...

Cada um de nós, trabalhadores do Brasil,  produz mais ou menos...

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Três formas de aprender no Profes

Aulas particulares
Encontre o professor particular perfeito para aulas online ou presenciais, de qualquer assunto e nível.
Tarefas e Atividades acadêmicas
Envie uma atividade, tarefa ou lista de exercícios para um professor especialista resolver, no seu prazo.
Enviar atividade
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e tire dúvidas e resolva exercícios. Personalizado e no seu ritmo.
Conversar com a IA
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora