O ideal é que exista na escola uma equipe especializada no atendimento de alunos surdos, pois é um trabalho multidisciplinar e que vai além da sala de aula e até dos muros da própria escola, precisa envolver a família, por exemplo. No que eu puder ajuda, conte comigo. Abraço.
Olá, Fagner. Sou pesquisadora nesta área. Vc apresenta sim a origem e variação linguística que originou a nossa língua de sinais (LIBRAS), mas pergunta como ensinar um aluno Surdo hoje.
Respondo a você que essa pergunta é aberta e muito ampla.
Existem legislações hoje que se enquadram na abordagem filosófica que traz práticas relacionadas ao bilinguismo para Surdos.
Não existe uma política pública nacional, o que dificulta um currículo único para a Educação de Surdos na Educação Básica, nem para o Ensino Superior. Há no entanto, legislações nacionais como a lei de inclusão e a lei de libras e também há legislações e documentos curriculares estaduais e municipais.
Cada municipio organiza sua oferta de ensino baseado nesses documentos curriculares e em políticas públicas que garantam a efetividade das ações.
Independente da organização do ensino, a lei de libras garante ao aluno Surdo a presença de um interprete educacional de libras na Educação Básica, nas escolas que aplicam a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Alguns municipios tem escolas puramente bilingues com professores surdos e ouvintes que usam a Libras como a primeira lingua de ensino e a língua portuguesa escrita como segunda língua.
Não vou discutir muito sobre isso embora tenha muito conhecimento sobre o assunto, por que apenas tentei responder um pouco da sua dúvida.
Sabemos que a origem veio na França, onde começaram a permitir o uso de sinais na comunicação e na Educação, dentro de um processo histórico, mas não vou me adentrar no assunto.
Posso te oferecer mais conteúdo sobre isso e se quiser saber mais, podemos agendar aulas para essas discussões.
Espero ter contribuido e sanado sua dúvida.
Profa Aline.
Boa noite
Enviar o aluno para um professor intérprete.
É muito importante que os professores venham ter um contato com a libras. Mas a escola deve está especializada para atender as necessidades do aluno surdos .
Antes de tudo você precisa pelo menos aprender o básico de libras pra conseguir dialogar com ele