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Fagner há 7 anos
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Como atender a um aluno surdo na sala de aula?

O antigo Instituto dos Surdos, hoje, Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857 e teve como primeira denominação o nome Colégio Nacional para Surdos (de ambos os sexos). Foi a partir deste, com a miscigenação da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, que, definitivamente, nasceu à língua brasileira de sinais (Libras). Como podemos analisar a trajetória do desenvolvimento da Libras ao longo da história.
10 respostas
Professora Mayra G.
Respondeu há 7 anos
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Vai depender do individuo surdo: por idade, nível e conhecimento. Recomendo a leitura do livro: LACERDA, C. B. F.

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Professora Mirna B.
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Respondeu há 6 anos
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É preciso que um profissional Intérprete de Libras esteja presente para a interação do aluno com os professores e colegas.

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Professor Melquiedes F.
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Respondeu há 6 anos
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Bom dia! Fagner, meu nome é Melquiedes sou professor de História e Intérprete de Libras, atender a um aluno surdo em sala é algo desafiador se você não sabe Libras ou não tem um Intérprete contigo, todavia, cada caso é um caso, gostaria de saber mais sobre você e o aluno (a) para responder mais especificamente.

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Professor Eberson S.
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Respondeu há 5 anos
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O ideal é que exista na escola uma equipe especializada no atendimento de alunos surdos, pois é um trabalho multidisciplinar e que vai além da sala de aula e até dos muros da própria escola, precisa envolver a família, por exemplo. No que eu puder ajuda, conte comigo. Abraço.

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Professora Aline S.
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Respondeu há 4 anos
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Olá, Fagner. Sou pesquisadora nesta área. Vc apresenta sim a origem e variação linguística que originou a nossa língua de sinais (LIBRAS), mas pergunta como ensinar um aluno Surdo hoje. 

Respondo a você que essa pergunta é aberta e muito ampla.

Existem legislações hoje que se enquadram na abordagem filosófica que traz práticas relacionadas ao bilinguismo para Surdos.

Não existe uma política pública nacional, o que dificulta um currículo único para a Educação de Surdos na Educação Básica, nem para o Ensino Superior. Há no entanto, legislações nacionais como a lei de inclusão e a lei de libras e também há legislações e documentos curriculares estaduais e municipais.

Cada municipio organiza sua oferta de ensino baseado nesses documentos curriculares e em políticas públicas que garantam a efetividade das ações.

Independente da organização do ensino, a lei de libras garante ao aluno Surdo a presença de um interprete educacional de libras na Educação Básica, nas escolas que aplicam a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Alguns municipios tem escolas puramente bilingues com professores surdos e ouvintes que usam a Libras como a primeira lingua de ensino e a língua portuguesa escrita como segunda língua.

 

Não vou discutir muito sobre isso embora tenha muito conhecimento sobre o assunto, por que apenas tentei responder um pouco da sua dúvida.

Sabemos que a origem veio na França, onde começaram a permitir o uso de sinais na comunicação e na Educação, dentro de um processo histórico, mas não vou me adentrar no assunto. 

Posso te oferecer mais conteúdo sobre isso e se quiser saber mais, podemos agendar aulas para essas discussões.

Espero ter contribuido e sanado sua dúvida.

 

Profa Aline.

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Professora Rosângela D.
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Respondeu há 4 anos
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Boa noite

Enviar o aluno para um professor intérprete.

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Professor Eurélio N.
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Respondeu há 3 anos
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Além do intérprete educacional, toda a escola precisa estar adaptada para a inclusão desse estudante. Uma proposta bilíngue é a indicada para uma boa educação.

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Professora Sara N.
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Respondeu há 1 ano
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É muito importante que os professores venham ter um contato com a libras. Mas a escola deve está especializada para atender as necessidades do aluno surdos .

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Professora Nikaelle A.
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Respondeu há 11 meses
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Antes de tudo você precisa pelo menos aprender o básico de libras pra conseguir dialogar com ele

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Professora Lillian M.
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Respondeu há 5 meses
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precisa aprender o nível básico

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