Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Me ajudem por favorrrr...!!!!!!!!

Literatura Ensino Médio

1)

Texto 1

Observação: Última flor do Lácio = Lácio é uma região na Itália central onde se falava latim. Muitas línguas derivam do latim, como o francês, o espanhol e o italiano; a última delas foi a língua portuguesa, conforme diz o poema, que também a caracteriza como inculta, ou seja, não lapidada, em comparação às outras também formadas a partir do latim.

ganga: matéria inútil que se separa dos minerais.

vela: permanece em vigília.

Texto 2

[…] Fiquei pensando: “Mas o poeta disse sepultura?! O tal de Lácio eu não sabia onde ficava, mas de sepultura eu entendia bem, disso eu entendia!”, repensei baixando o olhar para a terra. Se eu escrevia (e já escrevia) pequenos contos nessa língua, quer dizer que era a sepultura que esperava por esses meus escritos?

Fui falar com meu pai. […] Olha aí, pai, o poeta escreveu com todas as letras, nossa língua é sepultura mesmo, tudo o que a gente fizer vai pra debaixo da terra, desaparece!

Calmamente ele pousou o cigarro no cinzeiro ao lado. Pegou os óculos. O soneto é muito bonito, disse-me encarando com severidade. Feio é isso, filha, isso de querer renegar a própria língua. Se você chegar a escrever bem, não precisa ser em italiano ou espanhol ou alemão, você ficará na nossa língua mesmo, está me compreendendo?

TELLES, Lygia Fagundes. Durante aquele estranho chá: perdidos e achados. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 109-111. (adaptado)

No texto 2, percebe-se que a narradora entendera o poema de Bilac (texto 1) como um alerta e uma ameaça. O verso em que ela visualizou tal perigo foi:

A- “Última flor do Lácio, inculta e bela,”.
B- “És, a um tempo, esplendor e sepultura:”.
C- “Ouro nativo, que na ganga impura”.
D- “A bruta mina entre os cascalhos vela”.
E- “que na ganga impura”.
 
2)

Não chegaram a usar palavras como “especial”, “diferente” ou qualquer coisa assim. Apesar de, sem efusões, terem se reconhecido no primeiro segundo do primeiro minuto. Acontece, porém, que não tinham preparo algum para dar nome às emoções, nem mesmo para tentar entendê-las. Não que fossem muito jovens, incultos demais ou mesmo um pouco burros. Raul tinha um ano mais que trinta; Saul, um menos.

ABREU, Caio Fernando. Aqueles dois. In: ______. Morangos mofados. São Paulo: Brasiliense, 1982.

Considere as seguintes afirmações sobre a obra de Caio Fernando Abreu.

I. A temática intimista e o lirismo da linguagem inserem a obra do autor na categoria de prosa poética.

II. O conto “Aqueles dois”, do livro Morangos mofados, revela a perspectiva crítica com que o autor aborda os relacionamentos contemporâneos.

III. A criação de personagens caricaturais revela que o autor é na verdade um crítico irônico da sociedade, nos moldes da literatura de Machado de Assis.

Quais estão corretas?

A- Apenas I.
B- Apenas II.
C- Apenas I e II.
D- Apenas II e III.
E- I, II e III.
 
 
Foto de Lorella P.
Lorella perguntou há 2 anos