Clique no link abaixo:
a) A semana de Arte Moderna foi apontada pela sociedade paulistana como um movimento conservador que tinha a proposta de reproduzir, a partir da literatura, as tendências estéticas clássicas.
b) A principal função da Semana de 22 para a história da arte brasileira foi romper com o conservadorismo vigente no cenário cultural à época. Não havia um conceito único que integrasse os vários grupos e artistas, mas o principal objetivo era ressignificar o nacionalismo e se opor ao status quo.
c) A semana de 1922 transformou o panorama artístico brasileiro à época. Na primeira fase, fica evidente a proposta de se criar uma textualidade prosaica manifestadamente regionalista ao ressaltar as diferenças estéticas e culturais do povo brasileiro.
d) O evento de 1922 tinha como proposta ideológica estabelecer diálogo com as tendências literárias anteriores como o simbolismo e parnasianismo, ao reproduzir os fundamentos próprios dessas escolas, sem refletir sobre seus aspectos formais e temáticos.
e) Uma das propostas da Semana de Arte Moderna de 1922 seria a de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
Olá, Karol
A resposta correta é a alternativa B, uma vez que, o principal objetivo da Semana de Arte Moderna era divulgar uma nova forma de entender a arte nacional, e, principalmente, criticar o conservadorismo em vigor na época no que diz respeito à arte brasileira, e assim, propor outras formas de arte. Além do desejo de fundar um tipo de arte legitimamente brasileira.