Para entender definitivamente a diferença entre necessidade, desejo e demanda quando nos referimos a consumo, analise o seguinte exemplo:
Um indivíduo precisa se comunicar com sua família e colegas de trabalho. Para isso, precisa de um smartphone que seja capaz de rodar os aplicativos de comunicação que seus entes queridos utilizam. Ele almeja um aparelho que possua o máximo de memória de armazenamento possível e a disposição financeira para investir é R$ 2.000. Chega à loja e sai com um smartphone com 256 GB de memória, porém, com câmera e processador inferiores.
Nesse caso, podemos notar que o fabricante percebeu que existe uma parcela do público que necessita de um smartphone e deseja mais memória em relação a outras características, o que faz com que se produza um aparelho excelente nesse quesito e com um preço mais acessível que os demais para suprir essa demanda.
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – O profissional de marketing atua para influenciar no direcionamento dos desejos. Ele pode promover a ideia de que um determinado produto satisfaz uma dada necessidade de uma pessoa, mas ele não cria tal necessidade.
PORQUE
II – As necessidades humanas são um estado de privação de alguma satisfação básica e os desejos são as necessidades direcionadas a objetos específicos que possam satisfazê-las.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.