Foto de Felipe S.
Felipe há 6 anos
Enviada pelo
Site

Duvidas sobre taxa de juros.

Amauri se programa para, no fim de semana, fazer algumas vistas a revendas de automóveis, em busca do que ele possa vir a considerar uma boa oportunidade de trocar seu carro. Para tanto, convida seu amigo Paulo, com interesse semelhante em trocar o carro, para irem juntos. Convite aceito, partiram para a 1ª visita, já na manhã de sábado. Encontrados dois carros para conhecer condições de venda, ocupam mesas vizinhas, cada um com um vendedor para conversar. Curiosamente, os dois carros, embora de marcas/modelos diferentes, estavam à venda por preços iguais. Amauri recebe oferta de financiamento com taxa efetiva de 2,10 % a.m., enquanto Paulo é informado de que “sua” taxa de financiamento (também efetiva) seria de 28,32 % a.a. Preocupados e sem entender a “grande divergência” dos números informados, pediram, juntos, esclarecimentos aos dois vendedores. Receberam a seguinte resposta: “Não se preocupem, pois, embora não pareça, os dois financiamentos de vocês, têm, rigorosamente, o mesmo custo, independentemente do valor financiado e do prazo de financiamento.” De fato, foi mostrado aos amigos, que, para prazos iguais, as prestações dos dois carros seriam idênticas. Explique a resposta dos vendedores a Amauri e Paulo. Por que, afinal, dois números (as taxas do financiamento de cada um), aparentemente tão diferentes, significariam “rigorosamente, o mesmo custo, independentemente do valor financiado e do prazo de financiamento.”?

Matemática Financeira Geral
1 resposta
Professor Lucas G.
Respondeu há 6 anos
Contatar Lucas

Deve-se descobrir qual a taxa de juros anual equivalente à taxa de 2,10% a.m. para se comparar com a outra taxa em questão, de 28,32% ao ano.

Chamemos a primeira taxa de T. 
O fator de correção após um mês é (1+T), isto é, o valor é atualizado multiplicando-se por 1+T, após um mês. Após dois meses, será (1+T)^2, pois multiplica-se o resultado anterior (após 1 mês) por, novamente, 1+T. E assim por diante. 
Em um ano, a correção é um fator multiplicativo de (1+T)12
Ou seja, calculamos (1+T)12 e a taxa anual equivalente à T é a porcentagem correspondente à fração dada por (1+T)12 - 1. 

Temos (1+T)12 - 1 = (1+0,021)12 - 1 = 1,2832... - 1 = 0,2832..., ou seja, a taxa equivalente procurada é de 28,32% a.a. (desprezando-se casas decimais a partir da terceira casa). 

Então de fato as taxas são equivalentes. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar