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Financeiro

Matemática Financeira Curso superior Ensino Superior a Distância

Questão 1

De acordo com o excerto "(...) A mudança no foco estratégico e cultural da P&G foi resumida por Passerini da seguinte forma: ´Seria uma heresia nesta empresa dizer que os dados têm mais valor que a marca, mas são as fontes de dados que nos ajudam a criar a marca e mantê-la dinâmica. Por isso fontes de dados são extremamente importantes´ (...)." (pág. 9),  nota-se a relevância na coleta e tratamento de dados. No caso específico da P&G, como dados podem respaldar impactos (aos diversos setores e linhas de produtos), bem como direcionar ações em tomadas de decisões à empresa?

 

 

Questão 2

Segundo o artigo, uma das primeiras soluções desenvolvidas pela IDS (Information and Decision Solutions) à P&G, visando a consolidação e monitoramento de dados, foi o Decision Cockpit (Anexo 4, pág.16), possibilitando que gestores fossem notificados, em tempo real, acerca de informações disponíveis e detalhadas, sobre operações e seus respectivos acompanhamentos. Por meio deste Decision Cockpit, incorporando uma série de recursos estatísticos/analíticos, quais benefícios eram esperados e como poderiam agregar valor às decisões?

 

 

 

 

 

Questão 3

Ainda sobre a implantação e usabilidade do Decision Cockpit, pela P&G, nota-se que, o tratamento de dados apoia-se em uma série de recursos estatísticos, visando a consolidação de informações e proporcionando suporte ao gestor. Nota-se, segundo a representação do Decision Cockpit (Anexo 4, pág.16), que são informadas metas a serem atingidas (Target, em Shipments- Quick Overview) ou mesmo a variabilidade estimada (intervalos de controle) em torno da média, à aceitação de produtos/market share (em NA Market MeasurementControl Chart), entre outros indicadores adotados. Detalhe algumas aplicações cotidianas envolvendo média e desvio-padrão, em contextos que nos permitam tomar decisões mais efetivas e assertivas, apresentando exemplos de sua aplicabilidade.

 

 

Questão 4

De acordo com o artigo, para se realizar o lançamento de detergente concentrado, estabeleceu-se que este ocorreria em três etapas. Na primeira etapa, o lançamento em lojas Target, principalmente; na segunda etapa, o lançamento ocorreria na maioria dos grandes varejistas/supermercados/lojas online e, na terceira etapa, lançamento em canais de varejo e distribuição restantes. Segundo enfatizou a analista de IDS Julia Wright (pág.12), entretanto, modelos estatísticos desconsideravam mudanças disruptivas de mercado, em previsões, uma vez que estes não foram desenvolvidos a fim de incorporar resultados da primeira etapa às demais. Em sua visão, o que são disrupções (notadas pela incapacidade de previsão por modelos estatísticos) e quais algumas das mudanças disruptivas de mercado, às quais a analista Julia Wright poderia estar se referindo?

 

Questão 5

Ano (x)

1998

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

$ (y)

6500

6900

7300

7500

7500

7400

7300

7700

8100

8200

8500

8700

8500

Segundo o texto, o setor norte-americano de detergente a roupas representa um dos mais relevantes à atuação da P&G, compreendendo parcela importante de seu faturamento (receita), com um mercado relativamente estável (de acordo com Euromonitor, em seu Global Market Information Database), em função da grande consolidação de mercado. Somente para fins didáticos e considerando-se a ilustração indicada (Anexo 6ª, pág.17), um histórico aproximado à evolução do mercado norte-americano (US), poderia ser descrito por:

 

 

Determine uma reta de regressão que relacione anos de operação e receitas obtidas, permitindo estimar-se a evolução deste mercado consumidor (adotar cálculos manuais, ferramentas como planilha de cálculo ou calculadoras). Qual a previsão de receita esperada em 2011?

 

 

 

 

 

Foto de Bruna K.
Bruna perguntou há 1 ano