Foto de Shmuel S.
Shmuel há 2 anos
Enviada pelo
Site

Algebra vetorial e trigonometria

como seria possível derivar as expressões trigonométricas: cos(a-b)=cosacosb+senasenb e sen(a-b)=senacosb-cosasenb. utilizando a algebra vetorial? questão 1.19 do livro dinâmica partículas e sistemas Stephen t Thornton
Matemática Trigonometria Álgebra Linear Álgebra Sistemas de equações lineares
2 respostas

Olá, pode-se aplicar as regras da derivada, acredito que eu não tenha muita especialidade neste assunto, mas posso tentar ajudar.

e na outra expressão:

como derivada da soma é a soma das derivadas, então:

novamente, derivada do produto é igual á derivada da primeira vezes a segunda mais a primeira vezes a derivada da segunda.

ao olharmos para a expressão conseguimos ver termos semelhantes, então vamos agrupa-los:

como são termos semelhantes mas opostos, a soma deles é zero, então:

.

 

espero que eu o tenha ajudado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Assis J.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Assis

Para derivar as identidades trigonométricas usando álgebra vetorial, é útil usar a interpretação geométrica das funções seno e cosseno e a operação de produto vetorial.

Suponha que temos dois vetores unitários no plano, A e B, que fazem ângulos 'a' e 'b' com o eixo x, respectivamente. O ângulo entre A e B é (a - b). A projeção de A na direção de B é dada pelo produto escalar de A e B, que é |A||B|cos(a-b), ou, porque A e B são vetores unitários, simplesmente cos(a-b). Por outro lado, podemos expressar o produto escalar de A e B em termos dos ângulos 'a' e 'b' e obtemos: A.B = cos(a)cos(b) + sin(a)sin(b). Portanto, temos:

cos(a-b) = cos(a)cos(b) + sin(a)sin(b).

De maneira similar, podemos considerar o vetor resultante de AxB, que tem magnitude |A||B|sin(a-b) = sin(a-b) e cuja direção é perpendicular ao plano formado por A e B. Esta direção é determinada pela regra da mão direita. Se o vetor A está mais perto do vetor B (ou seja, se 'a' < 'b'), então AxB aponta para fora do plano da página, e se A está mais distante de B (ou seja, 'a' > 'b'), então AxB aponta para dentro do plano da página. Isto é, o sinal de sin(a-b) é determinado pela ordem dos fatores no produto vetorial. Portanto, podemos escrever sin(a-b) = AxB. 

Agora, o produto vetorial de A e B, em termos dos ângulos 'a' e 'b', é: AxB = sin(a)cos(b) - cos(a)sin(b). Portanto, temos:

sin(a-b) = sin(a)cos(b) - cos(a)sin(b).

Portanto, utilizando álgebra vetorial, derivamos as identidades trigonométricas dadas.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar