Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Ava uniube - formacao geral

Matemática Análise Olimpíadas Geral EM Razão

A questão de gênero tem sido cada vez mais relevante, nos dias atuais, tendo em vista as várias formas de discriminação contra minorias ao longo dos tempos, e isso se reflete em diversas situações da vida. Acerca do tema, analise a seguinte notícia:

“Atletas de mais de 30 países enviaram ao Comitê Olímpico Internacional um apelo para evitar a “destruição dos esportes femininos” e o que elas chamam de “flagrante discriminação contra as mulheres em razão do sexo biológico”. Em documento, elas pedem que sejam suspensas as normas adotadas em 2015 que permitem as chamadas “mulheres trans” (pessoas do sexo biológico masculino) nas competições femininas. O pedido foi feito no fim de abril, aproveitando a decisão de adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. [...] O que se questiona são as vantagens físicas de quem nasce homem e passa a vida sob influência da testosterona, hormônio que age como um anabolizante natural, fazendo com que a massa muscular do homem e também a velocidade, a força e a potência, entre outras características fisiológicas, sejam maiores que as da mulher. O hormônio masculino está presente também no corpo feminino, mas, em média, homens produzem de sete a oito vezes mais testosterona do que mulheres. Mesmo que o homem se submeta a tratamento hormonal para tentar equiparar o nível de testosterona ao das mulheres - e acabe perdendo força, resistência e velocidade -, jamais deixará de carregar a herança de anos de crescimento com níveis masculinos de testosterona, lembram os defensores do esporte exclusivamente feminino.”

Disponível em:< https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ideologia-de-genero-mulheres-se-unem-para-banir-atletas-trans-do-esporte-feminino/>. Acesso em 20 abr. 2021. 

O tema da notícia faz lembrar o caso de Casey Martin, um jogador de golfe que teve de recorrer à Suprema Corte dos EUA para que pudesse utilizar um carrinho de forma a percorrer o campo nos jogos, em razão de uma doença. Não obstante os protestos de seus rivais, o tribunal entendeu que isso se tratava de uma questão de igualdade de oportunidades. (KAMPF, Andrei. Casey Martin: uma briga por paixão. https://leiemcampo.com.br/casey-martin-uma-briga-por-paixao). Acerca das situações relatadas, avalie as afirmações a seguir. 

I – A notícia mostra uma afronta ao direito de igualdade, pois, segundo a Constituição de 1988, todos são iguais perante a lei, não podendo haver qualquer tipo de discriminação em razão de sexo ou doença.

II – A notícia mostra o direito de igualdade de oportunidades, pois não há como competir no mesmo patamar se outros se encontram mais bem preparados por questões de nascimento ou saúde.

III – A notícia mostra a busca pela igualdade de oportunidades, o que pode ser ilustrado, no mundo dos esportes, com os Jogos Paraolímpicos, em que atletas com deficiências físicas competem entre si, em evento apartado das Olimpíadas tradicionais.

IV – A notícia mostra flagrante discriminação contra indivíduos que não se adaptam ao gênero de seu nascimento, bem como utilização da piedade alheia para fins de auxiliar um atleta com doença em um campeonato que reúne competidores não doentes.

V – A notícia mostra que a transgenia pode beneficiar atletas nascidas homens quando competem com atletas nascidas mulheres, de forma que isso pode resultar numa quebra da igualdade por existência de condições físicas distintas

Está correto o que se afirma em 

III, IV e V, apenas. 

II, III e V, apenas. 

I, III e IV, apenas. 

I, II e III apenas. 

II, III e IV, apenas. 

Foto de Anderson B.
Anderson William perguntou há 9 meses