No sentido "maior melhor" você tem que sua meta é o valor do 100%. Ai se você sabe o resultado, basta fazer uma regra de 3 para saber o score, que foi o que você fez indiretamente no seu exemplo -> 100 (meta) está para 100%, assim como 10 (valor) está para x%. Logo, x = 10%. Ok!
Agora, no sentido "menor melhor" também resolveremos por regra de 3, no entanto, é preciso prestar atenção em quem é o seu valor 100%. Para tal, eu preciso saber onde eu começo a contar meu resultado, ou seja, qual é o meu valor 0% (o pior resultado possível). Consideremos então para todos os exemplos que o pior resultado seja igual a 20.
Ex1 - Resultado = 8 e meta = 0 e Pior resultado = 20. Nesse caso sua meta é o 100% e ela representa a variação do pior resultado até a meta, ou seja, 20. O resultado atingido foi 8, ou seja, saiu de 20 para 8, uma variação de 12. Logo, a regra de 3 será: 20 está para 100% e 12 está para x% -> x = 60%. Perceba que se o resultado tivesse sido 0 (zero), a mesma lógica seria seguida e teríamos 20 está para 100%, assim como 20 está para x% -> x = 100%, logo atingiu a meta (como já sabíamos).
Ex2 - Resultado = 10 e meta = 15 e Pior resultado = 20. Nesse caso sua meta também vai representar o 100%, sendo que dessa vez a variação do pior resultado para a meta é apenas 5. O resultado atingido é 10, ou seja, ultrapassou a meta e já sabemos que o score será maior que 100%. A variação do pior resultado até o resultado atingido foi 10. Logo, a regra de 3 ficará: 5 está para 100%, assim como 10 está para x% -> x = 200%.
Obs: Perceba que no primeiro exemplo no sentido "maior melhor" nós automaticamente consideramos o zero como sendo o pior resultado e por isso a variação do zero até a meta foi assumida como 100.
No último exemplo mencionado por você, sentido "maior melhor" e com a meta 0 (zero) já foi explicado acima pelo outro professor que não faz sentido contabilizar o score.