Boa noite! Não sei dizer se é pq eu tenho algum probleminha de abstração ( sou melhor coisas concretas, tipo álgebra kkkk), mas não consigo aceitar a quantidade de Arestas como sendo a metade do triplo da quantidade de faces. Nesse exercício, o professor diz que para cada face há 3 arestas. Até aí tudo bem, pq eu consigo visualizar a quantidade aumentando a partir do aumento de triângulos. Porém, ele fala na metade por causa do compartilhamento de faces. Apesar disso fazer um pouco de sentido, pra mim não faz pelo motivo de não haver compartilhamento entre todas as arestas. Sendo assim, deveria ser, no caso do vídeo, 6-1=5. Isso, no entanto, vai de encontro à formula, que diz que para duas faces o valor deveria ser 3.2/2=3. Gostaria de alguma explicação para isso rsrs
Não sei se é permitido mandar vídeo do YouTube por aqui, mas se o site permitir, o link do vídeo a que me refiro é esse e começa no minuto 1:48 ( é bem minuto, no mínimo 2:00 já acaba)
https://youtu.be/4QIE_TwqhBY?si=d0armgJEpc7C9cIh
Um deltaedro é um poliedro cuja as faces são todas triângulos equiláteros. Se um deltaedro possui 8 vertices, então o número de faces desse detaedro é:
Solução: Temos um poliedro com faces triangulares cujo os triangulos são equiláteros. Temos a seguinte relação:
Então segue-se que
das informações temos que o número de arestas será
agora, calculando as faces na relação de Euler substituiremos o Valor de A,
Logo, o poliedro de 8 vértices tem 12 faces
A resposta dada no vídeo pelo professor está correta, isto é, o número de faces realmente é doze. Entretanto a explicação dele não tenha sido tão clara.
Caso você ainda tenha dúvida, marca uma aula comigo ou solicite, aqui na platarforma, a solução como tarefa. Tudo de bom!