Brook Taylor (1685-1731) foi um emitente matemático inglês com uma gama ampla de interesses, incluindo música e arte, e também matemática e filosofia. A dedução da série conhecida por seu nome foi incluída em seu principal trabalho de matemática publicado em Londres em1715.
Qual o nome do seu principal trabalho e a qual área da matemática ele é associado?
João, veja:
"O Teorema de Taylor foi formulado em 1712 pelo matemático britânico Brook Taylor. O teorema consiste em aproximar uma função derivável em torno de um ponto através de uma função polinomial, a qual é uma das mais simples funções por apenas envolver operações básicas. O Polinômio de Taylor de primeira ordem é uma consequência do Teorema de Taylor e ele aproxima uma função através de uma outra função polinomial de no máximo primeiro grau, o que é chamado de aproximação linear. Já a Fórmula de Taylor consiste no Polinômio de Taylor acrescentado de uma parcela chamada de erro. A Fórmula de Taylor tem grande importância na Análise Matemática, pois é através dela que se define o conceito de diferenciabilidade, planos e retas tangentes." (periodicos.ufc.br)
"Adicionou à matemática um novo ramo agora chamado o "cálculo das diferenças finitas", inventou a integração por partes, e descobriu a célebre fórmula conhecida como a expansão de Taylor, de qual a importância permaneceu não reconhecida até 1772, quando Lagrange proclamou isto como o princípio básico do cálculo diferencial." (somatematica)
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Taylor é conhecido pelo teorema ou processo de se expandir funções em serie infinitas, como um dos fundadore do calculo com diferenças infinitas e como um dos primeiros a utiliza-lo em interpolação e somatória de séries. Taylor também contribuiu para a história do barometro ao explicar a variação da pressão atmosférica como uma função da altitude e também contribuiu para o estudo da refração da luz