Para resolver essa questão, precisamos entender algumas propriedades de um triângulo obtusângulo. Em um triângulo obtusângulo, um dos ângulos é maior que 90 graus, e esse ângulo é oposto ao lado maior. Vamos supor que o lado de 3 dm seja o lado maior.
Dado que o triângulo é obtusângulo, a altura relativa ao lado maior (3 dm) não pode formar um ângulo reto com este lado a partir do lado oposto, dado que o ângulo obtuso também está associado a este lado. Portanto, essa altura deve “cair” fora do triângulo em sua extensão.
No entanto, quando a base é o lado que mede 3 dm e a altura relativa a este lado forma um ângulo reto com ele a partir da intersecção das outras duas alturas dentro ou fora do triângulo. Desse modo, a descrição do problema parece tratar do lado maior como a base sobre a qual a altura é destacada.
Para um triângulo com lados , , e dm, se é a altura a partir da base 3 dm, podemos dizer:
Desse modo, não temos informação suficiente para expressar , , ou , em termos exatos matemáticos sem mais detalhes ou ângulos específicos dados no triângulo. Precisaríamos de medidas adicionais para calcular cada variável. Você pode fornecer mais informações ou confirmações sobre as condições do triângulo?