Foto de Carlos T.
Carlos há 6 anos
Enviada pelo
Site

Pedagogia da matemática 3

Considere as frases abaixo sobre a função docente para enfrentamento dos desafios para o ensino da matemática. A concepção que fundamenta e afirma o papel do professor como transmissor de conhecimentos dos outros, aplicador de instrumentos e manuais didáticos e controlador dos tempos e dos espaços educativos. PORQUE A necessidade de articulação das relações professor/aluno/conhecimentos, de modo que professores e alunos se constituam como investigadores num processo de pesquisa-ação participante, e em meio às quais o professor necessita conhecer a matemática histórica e cientificamente construída para orientar os alunos e prosseguir na investigação de respostas e apontamentos para questionamentos e problemas que, de alguma forma, aparecem presentes no contexto da sala de aula, mobilizando experiências diversas e constituindo outras novas, o que abarca múltiplas formas de ensinar, de aprender, de se relacionar, de produzir sentidos e de construir conhecimentos matemáticos. Agora, considere o tipo de relação entre as afirmações acima, considerando a necessidade de transformação das práticas docentes no que diz respeito ao ensino da matemática na educação básica. Ambas as afirmações são verdadeiras. A segunda afirmação é consequência da primeira. Ambas as afirmações são falsas. A primeira afirmação contradiz a segunda. As afirmações são verdadeiras e apresentam relação de causa e consequência.
Matemática
1 resposta
Professor Lucas R.
Respondeu há 6 anos
Contatar Lucas
A primeira afirmação contradiz a segunda. Pois a primeira fala de um professor transmissor de conhecimento enquanto na segunda fala de um professor que pesquisa junto com o aluno, construindo o conhecimento (não transmitindo).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar