Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Pergunta de controladoria

Matemática Ensino Superior

Termômetro de Kanitz é um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, geralmente, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a curto prazo e tal metodologia é utilizada na análise de processos de empresas em situação de recuperação judicial, quando o perito deve fazer uma análise que justifique o pedido judicial de recuperação.

Após analisar e estudar algumas empresas, ele criou o termômetro de insolvência, com a utilização da seguinte fórmula:{Y=(0,05.RP+1,65.LG+3,55.LS)-(1,06.LC+0,33.GE)}

Nos índices foram usadas as seguintes relações:

  • 0,05 x Rentabilidade do Patrimônio que é igual ao Lucro Líquidodividido pelo Patrimônio Líquido + 1,65 x Liquidez Geral que é igual ao somatório do Ativo Circulante e do Ativo Não Circulante dividido pelo somatório do Passivo Circulante e do Passivo Não Circulante + 3,55 x Liquidez Seca é igual ao valor do Ativo Circulante menos o valor dos Estoques dividido pelo Passivo Circulante – (1,06 x Liquidez Corrente que é igual ao valor do Ativo Circulante dividido pelo valor do Passivo Circulante + 0,33 x Grau de Endividamento  que é igual ao somatório do Passivo Circulante e do Passivo Exigível a Longo Prazo dividido pelo Patrimônio Líquido)

De acordo com Kanitz se, após a aplicação da fórmula, o resultado (Y) se situar abaixo de – 3, indica que a empresa se encontra numa situação que poderá levá-la a falência. Evidentemente, quanto menor este valor, mais próximo da falência estará a empresa. Do mesmo modo, se a empresa se encontrar em relação ao termômetro com um valor acima de zero, não haverá razão para a administração se preocupar, principalmente à medida que melhora a posição da empresa no termômetro. Se ela se situar entre zero e – 3, temos o que Kanitz chama de penumbra, ou seja, uma posição que demanda certa cautela. A penumbra funciona, por conseguinte, como um alerta. Se o fator resultar num valor entre 0 e +7, considera-se que a empresa se situa na faixa de solvência. As empresas inseridas dentro desses limites são as que apresentam as menores probabilidades de falência, e elas se reduzem quanto mais elevado se apresentar o fator calculado.

Calcule os índices para os anos de 2018 e 2019 da Localiza S/A., com base nas demonstrações contábeis, relativas ao CONSOLIDADO, apresentadas e elabore um parecer com recomendações de gestão para os resultados. As demonstrações contábeis estão publicadas em arquivo disponibilizado no Canvas com o título Demonstrações Contábeis Localiza.

Foto de Leonardo P.
Leonardo perguntou há 3 anos