Foto de Júlia J.
Júlia há 1 ano
Enviada pelo
Site

Vagb(~p (a, b) v q (a, b)) → r (a, b)

Transformar uma declaração em linguagem natural para Fórmula Bem Formada (FBF) pode ser um processo bastante complicado, uma vez que requer um complexo processo de casamento entre os seus predicados.
Se a fórmula estiver em um formato mais simples, é mais fácil desenvolver um processo de raciocínio a partir dela ou sobre ela e esse formato mais simples inclui menos aninhamento dos componentes e quantificadores separados do resto da fórmula para que possam ser desconsiderados.
Esse processo de simplificar uma expressão/declaração complexa é chamado de transformação em forma clausal lógica ou forma normal conjuntiva.
A partir dessas informações, aplique o passo a passo necessário para transformar a proposição dada a seguir para a forma normal conjuntiva, conforme apresentado nesta disciplina.

image.png

Vagb(~P (a, b) v Q (a, b)) → R (a, b)

Matemática Lógica Ensino Médio
4 respostas
Professor Wesley R.
Respondeu há 1 ano
Contatar Wesley

Já faz algum tempo que estudei logica, se eu não me engano o problema quer que você descreva toda a fbf como sendo descrita pelo operador de conjunção. Para isso consulte tabelas fundamentais de fbfs, e substitua por equivalencia...

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Gerson R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Gerson Francisco

Para transformar a proposição  para a forma normal conjuntiva (FNC), seguir-se-á uma série de passos que envolvem manipulações lógicas baseadas nas regras de equivalência lógica. Vamos abordar esses passos um a um:

Eliminar a implicação: Uma implicação  pode ser reescrita como . Portanto:

Mover a negação para dentro (regra de De Morgan e quantificadores): Ao aplicar a negação a um quantificador universal, ele se transforma em um quantificador existencial negado:

Aplicando a negação dentro dos parênteses usando a regra de De Morgan:

Distribuir os quantificadores: Os quantificadores podem ser distribuídos para cobrir diretamente os predicados:

Conectivo final na forma normal conjuntiva:

Neste ponto, a fórmula está em forma normal conjuntiva. Os quantificadores estão aplicados diretamente aos predicados, e a fórmula está expressa como uma disjunção de conjunções de literais, que é a forma requerida pela forma normal conjuntiva.

Essa transformação facilita o processo de análise e raciocínio lógico automatizado, sendo fundamental em áreas como a lógica matemática e a ciência da computação, especialmente em aplicações como sistemas de inferência e bancos de dados.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Isabelle S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Isabelle
Para transformar a proposição dada em Forma Normal Conjuntiva (FNC), primeiro, é necessário eliminar as implicações, utilizando a equivalência lógica \(p \rightarrow q \equiv \neg p \vee q\). Após isso, aplicamos a distributividade da disjunção sobre a conjunção para obter a forma conjuntiva normal. Assim, a proposição \(Vagb(\neg P(a, b) \vee Q(a, b)) \rightarrow R(a, b)\) em FNC seria: \((\neg Vagb \vee (\neg P(a, b) \vee Q(a, b))) \rightarrow R(a, b)\) \(= (\neg Vagb \vee \neg P(a, b) \vee Q(a, b)) \rightarrow R(a, b)\) \(= (\neg (\neg Vagb \vee \neg P(a, b) \vee Q(a, b))) \vee R(a, b)\) \(= (Vagb \wedge P(a, b) \wedge \neg Q(a, b)) \vee R(a, b)\) Portanto, a proposição em forma normal conjuntiva é \((Vagb \wedge P(a, b) \wedge \neg Q(a, b)) \vee R(a, b)\). Vamos passo a passo: 1. **Eliminação de Implicações**: Usamos a equivalência lógica \(p \rightarrow q \equiv \neg p \vee q\) para eliminar a implicação na proposição original. Assim, transformamos \(Vagb(\neg P(a, b) \vee Q(a, b)) \rightarrow R(a, b)\) em \((\neg Vagb \vee (\neg P(a, b) \vee Q(a, b))) \rightarrow R(a, b)\). 2. **Distributividade da Disjunção sobre a Conjunção**: Agora aplicamos a distributividade da disjunção sobre a conjunção, expandindo a expressão \(\neg Vagb \vee (\neg P(a, b) \vee Q(a, b))\) para \((\neg Vagb \vee \neg P(a, b) \vee Q(a, b))\). Isso nos dá uma expressão sem implicações e com disjunções e conjunções. 3. **Negando a Expressão Resultante**: Para eliminar a implicação na expressão resultante, negamos-a, o que nos dá \(\neg (\neg Vagb \vee \neg P(a, b) \vee Q(a, b))\). 4. **Aplicação de De Morgan**: Agora aplicamos a lei de De Morgan para distribuir a negação sobre as disjunções, transformando \(\neg (\neg Vagb \vee \neg P(a, b) \vee Q(a, b))\) em \(Vagb \wedge P(a, b) \wedge \neg Q(a, b)\). 5. **Obtendo a FNC Final**: Após todas essas transformações, temos a expressão final em Forma Normal Conjuntiva (FNC), que é \((Vagb \wedge P(a, b) \wedge \neg Q(a, b)) \vee R(a, b)\). Essa é a sequência de passos para transformar a proposição original em FNC, garantindo que ela esteja em uma forma mais adequada para análise lógica.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Poliana R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Poliana Diemert de Oliveira
Transformar uma declaração em linguagem natural para Fórmula Bem Formada (FBF) pode ser um processo bastante complicado, uma vez que requer um complexo processo de casamento entre os seus predicados. Se a fórmula estiver em um formato mais simples, é mais fácil desenvolver um processo de raciocínio a partir dela ou sobre ela e esse formato mais simples inclui menos aninhamento dos componentes e quantificadores separados do resto da fórmula para que possam ser desconsiderados. Esse processo de simplificar uma expressão/declaração complexa é chamado de transformação em forma clausal lógica ou forma normal conjuntiva. A partir dessas informações, aplique o passo a passo necessário para transformar a proposição dada a seguir para a forma normal conjuntiva, conforme apresentado nesta disciplina: Vagb(~P (a, b) v Q (a, b)) ? R (a, b)
ChatGPT
ChatGPT

Para transformar a proposição dada em sua forma normal conjuntiva (FNC), precisamos seguir alguns passos:

  1. Identificar os componentes lógicos da proposição.
  2. Simplificar a proposição, aplicando as regras da lógica proposicional.
  3. Escrever a proposição em sua forma normal conjuntiva.

Vamos seguir esses passos:

  1. Identificar os componentes lógicos:

    A proposição dada contém os seguintes componentes lógicos:

    • Negativação (~)
    • Conjunção (v)
    • Implicação (?)
  2. Simplificar a proposição:

    A proposição dada é: "Vagb(~P(a, b) v Q(a, b)) ? R(a, b)".

    Para transformar a implicação em termos de negação e disjunção, podemos usar a equivalência lógica:

    ????????? é logicamente equivalente a ¬?????????.

    Aplicando essa equivalência, obtemos:

    "Vagb(~(~P(a, b) v Q(a, b)) v R(a, b))"

    Agora, podemos simplificar ainda mais aplicando a lei de De Morgan:

    ¬(?????????) é logicamente equivalente a ¬?????¬????.

    Portanto, a proposição se torna:

    "Vagb((P(a, b) ? ¬Q(a, b)) v R(a, b))"

  3. Escrever a proposição em sua forma normal conjuntiva:

    A forma normal conjuntiva é uma conjunção de disjunções de literais. Aqui, já estamos em uma forma em que cada cláusula é uma disjunção de literais, então não precisamos fazer mais nenhuma modificação.

    Portanto, a proposição dada está na forma normal conjuntiva:

    "Vagb((P(a, b) ? ¬Q(a, b)) v R(a, b))"

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Três formas de aprender no Profes

Aulas particulares
Encontre o professor particular perfeito para aulas online ou presenciais, de qualquer assunto e nível.
Tarefas e Atividades acadêmicas
Envie uma atividade, tarefa ou lista de exercícios para um professor especialista resolver, no seu prazo.
Enviar atividade
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e tire dúvidas e resolva exercícios. Personalizado e no seu ritmo.
Conversar com a IA
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora