1- As alternativas abaixo representam as diretrizes das organizações hospitalares, EXCETO:
A) Garantir a universalidade de acesso, equidade e integralidade na atenção hospitalar.
B) A atenção hospitalar, atualmente, deve garantir a efetivação de um modelo centrado no profissional de saúde e baseado na oferta de serviços.
C) Na organização hospitalar, privilegia-se o trabalho em equipe, visando o estabelecimento de relações entre os trabalhadores para favorecer a realização de um trabalho integrado com outros serviços para qualificar o atendimento prestado.
D) Modelo de atenção centrado no cuidado ao usuário, de forma multiprofissional e interdisciplinar.
E) O trabalho, no ambiente hospitalar, é desenvolvido por meio de uma equipe multidisciplinar , que busca a articulação dos diferentes saberes para evitar a fragmentação do paciente decorrente do processo de especialização.
2- A respeito das organizações hospitalares, considere as seguintes afirmativas.
I- São responsáveis pela continuidade do cuidado por meio da articulação do hospital com os demais pontos de atenção da Rede de Atenção a Saúde.
II- Os hospitais constituem-se como espaço de assistência, educação, formação de recursos humanos, pesquisa e avaliação de tecnologias a saúde.
III- O hospital é considerado um ponto de atenção em saúde de acordo com o desenho da Rede de Atenção em Saúde, sendo exclusivo o acesso regulado e/ou referenciado.
IV- São as organizações hospitalares que definem por si próprias a oferta de serviços.
Desse modo, pode-se afirmar que:
A) As afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
B) As afirmativas I e III são verdadeiras.
C) As afirmativas I e II são verdadeiras.
D) As afirmativas II e IV são verdadeiras.
E) As afirmativas II e III são verdadeiras.
3- O processo saúde/doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um individuo ou população, considera que ambas estão interligadas e são consequências dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, assinaele a alternativa correta.
A) As formas concretas de inserção socioeconômica da população, condições de trabalho e condições de vida são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico.
B) As grandes variações climáticas são os principais determinantes do processo saúde/doença nos países em desenvolvimento.
C) Atualmente a Epidemiologia explica o processo saúde-doença pela articulação entre determinantes sociais e genéricos.
D) Os grandes avanços nas pesquisas da engenharia genética e biologia molecular, possibilitam a explicação do aparecimento de muitas patologias e este é o paradigma mais aceito atualmente para a explicação do processo saúde/doença.
E) O Conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS) que define a saúde não apenas como ausência de doença, mas como uma situação de perfeito bem estar físico, mental e social ainda é o mais abrangente na explicação do processo saúde-doença.
Questão 1. De acordo com o Ministério da Saúde, estão corretas as seguintes diretrizes das organizações hospitalares:
I - garantia de universalidade de acesso, equidade e integralidade na atenção hospitalar;
IV - modelo de atenção centrado no cuidado ao usuário, de forma multiprofissional e interdisciplinar;
Sendo assim, a alternativa incorreta é a letra B.
Questão 2. A respeito das organizações hospitalares, são corretas:
III - continuidade do cuidado por meio da articulação do hospital com os demais pontos de atenção da RAS;
2º Os hospitais, além da assistência, constituem-se, ainda, em espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa e avaliação de tecnologias em saúde para a RAS.
Acredito que a alternativa correta é a letra C.
Questão 3. Resposta: Letra A
XVI - modelo de atenção: forma como é organizado o sistema de saúde a partir da compreensão do processo de saúde e doença, do modo como se organiza a oferta de serviços e suas formas de intervenção por meio dos modelos de práticas profissionais e institucionais estruturadas para o atendimento de necessidades individuais e coletivas, específicas para um determinado contexto histórico e social