A- Quais os desafios à educação contemporânea, no momento atual da pandemia do coronavírus, no que se refere a construção de processos formativos por intermédio das tecnologias?
B- Disserte sobre as potenciais contribuições que as experiências da educação remota/online podem trazer a sua formação acadêmica?
Muito difícil e complexa a reposta para tal indagação. Muito antes dos problemas com a pandemia da COVID-19, já era difícil delimitar os papéis de um educador e isso foi e é tema de discussão em diversas áreas das licenciaturas. Creio que a maior mudança que ocorreu, foi a descentralização do fazer do professor em sala, tendo em vista que já não podemos acompanhar os(as) alunos(as) como antes fazíamos. A tecnologia possibilitou mostra que, mais do que nunca, devemos desempenhar um papel de ajudantes na construção do conhecimento, mas que ao mesmo tempo, é também papel do estudande buscar um nível de autonomia para seu aprendizado.
Analisar e compreender que as ferramentas tecnológicas são aliadas em um processo de ensino, é reconhecer que não podemos mais ser detentores de um conhecimento é um poder sobre humano. É essencial acreditar nas possibilidades de inovação de formas de aprendizado, como também ferramentas que possibilitam a atuação pedagógica em sala.
O professor(a) e aluno(a) precisam ter harmonia, quem ensina aprende, quem aprende ensina. O professor, a professora também aprendem com o aluno. Como professores, somos facilitadores do aprender, mediando, orientando, organizando os processos de ensino/aprendizagem. Isso tudo, requer afinidades e parceria.