Foto de Raiane D.
Raiane há 5 meses
Enviada pelo
WhatsApp

Plano de Ensino Individualizado (PEI) 1. Dados Gerais - CRE:

Plano de Ensino Individualizado (PEI) 1. Dados Gerais - CRE: Uruaçu - Goiás - Município: Niquelândia - Goiás - Unidade Escolar: Escola Avani Ferreira Maciel - Apae - Estudante: Moisés de Bastos Galvão - Deficiência Intelectual: ( x ) Autismo | Def. Múltipla: ( ) - Data de Nascimento: 13/06/2005 - Sexo: ( ) F | ( x ) M - Pai: Vergílio Galvão do Carmo - Mãe: Benedita Maurício de Bastos - Responsável: Benedita Maurício de Bastos - Série/Ano: Sala EET - Turno: Matutino - Coordenador(a) Pedagógico(a): Josielica Pereira de Mello - Professor(a) Regente: Raiane Gomes Dantas
4 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 5 meses

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é um documento fundamental para adaptar a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante com deficiência, garantindo um acompanhamento adequado às suas necessidades. No caso de Moisés de Bastos Galvão, algumas seções deste PEI incluem:

1. Dados Gerais

  • CRE: Uruaçu - Goiás
  • Unidade Escolar: Escola Avani Ferreira Maciel - Apae
  • Estudante: Moisés de Bastos Galvão
  • Deficiência: Autismo
  • Data de Nascimento: 13/06/2005
  • Responsável: Benedita Maurício de Bastos
  • Série/Ano: Sala EET
  • Coordenador(a) Pedagógico(a): Josielica Pereira de Mello
  • Professor(a) Regente: Raiane Gomes Dantas

2. Aspectos Cognitivos e Habilidades do Comportamento Adaptativo

a) Potencialidades do Estudante

  • Cognitivo/psíquico:
  • Boa percepção e atenção concentrada.
  • Capacidade de associação entre conhecimentos.

  • Habilidades do comportamento adaptativo:

  • Demonstra autocontrole e se comunica bem em situações diferentes.

b) Necessidades/Dificuldades do Estudante

  • Cognitivo/psíquico:
  • Dificuldades em entender letras e sua utilização em diferentes formas.
  • Necessidade de apoio em regras de escrita e continuidade.

  • Habilidades do comportamento adaptativo:

  • Acompanhamento necessário para a defesa de atitudes em situações sociais.
  • Auxílio para aceitação de críticas e resolução de conflitos.

Considerações Finais

O PEI deve ser revisado periodicamente para garantir que as estratégias pedagógicas e o suporte oferecidos estejam sempre alinhados às necessidades e ao desenvolvimento de Moisés, promovendo seu aprendizado e inclusão.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Guilherme M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 meses
Contatar Guilherme

Este Plano de Ensino Individualizado (PEI) traz as informações básicas e relevantes para o planejamento pedagógico voltado às necessidades específicas do estudante Moisés de Bastos Galvão, que possui diagnóstico de Autismo e está matriculado na Escola Avani Ferreira Maciel - Apae, na cidade de Niquelândia, Goiás. O PEI é uma ferramenta fundamental para estruturar estratégias de ensino personalizadas e efetivas para Moisés, levando em conta seu perfil cognitivo e suas características específicas de desenvolvimento.

Componentes do PEI

  1. Identificação do Estudante

    • Nome: Moisés de Bastos Galvão
    • Data de Nascimento: 13/06/2005 (idade: 19 anos)
    • Sexo: Masculino
    • Turno: Matutino
    • Sala: EET (Educação Especializada no Transtorno do Espectro do Autismo)
  2. Responsáveis

    • Pai: Vergílio Galvão do Carmo
    • Mãe e Responsável Principal: Benedita Maurício de Bastos
  3. Equipe Escolar

    • Coordenadora Pedagógica: Josielica Pereira de Mello
    • Professora Regente: Raiane Gomes Dantas

Estruturação do PEI

  1. Objetivos do PEI:

    • Individualizar o ensino para atender às especificidades de Moisés, considerando seu diagnóstico e suas necessidades pedagógicas, cognitivas e psicossociais.
    • Desenvolver habilidades de comunicação, interação social e autonomia, que são cruciais para o progresso educacional e social de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
  2. Metas Educacionais:

    • Aprimoramento das habilidades de comunicação e linguagem: Trabalhar a comunicação verbal e não verbal, com ênfase em habilidades que auxiliem na interação social e na compreensão de instruções.
    • Desenvolvimento de habilidades de concentração e atenção: Atividades específicas que estimulem o foco em tarefas e o aumento do tempo de atenção.
    • Desenvolvimento psicomotor: Exercícios para promover a coordenação motora, tanto fina quanto grossa, visando facilitar a autonomia em atividades diárias.
    • Integração social: Encorajar a interação com colegas, através de atividades em grupo e jogos que reforcem habilidades de cooperação e empatia.
  3. Adaptações Pedagógicas:

    • Materiais visuais e concretos: Utilizar recursos visuais, como figuras, gráficos e objetos físicos, para facilitar a compreensão e a absorção de novos conceitos.
    • Ambiente estruturado: Manter um ambiente de sala organizado e com uma rotina clara, ajudando Moisés a antecipar atividades e entender o que se espera dele.
    • Apoio individualizado: Momentos de atenção exclusiva para lidar com possíveis dificuldades e oferecer suporte emocional e pedagógico.
  4. Avaliação:

    • Avaliação contínua, focada no progresso individual de Moisés em relação aos objetivos traçados.
    • Relatórios periódicos que destaquem os avanços e os pontos que necessitam de mais apoio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Tiago A.
Respondeu há 5 meses
Contatar Tiago
É o cabeçalho de um PEI, mas qual a dúvida? Além disso, é proibida a divulgação de dados como nome da escola e da criança (exposição) na internet

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Natalie S.
Respondeu há 1 semana
Contatar Natalie G.

Sabemos que uma das características das cdianças com TEA  é o hiperfoco, baseado em um assunto de seu interesse. Seria interessante elaborar um plano de ensino individualizado utilizando este hiperfoco como estratégia 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor