Foto de Raiane D.
Raiane há 2 semanas
Enviada pelo
WhatsApp

Plano de Ensino Individualizado (PEI) 1. Dados Gerais - CRE:

Plano de Ensino Individualizado (PEI) 1. Dados Gerais - CRE: Uruaçu - Goiás - Município: Niquelândia - Goiás - Unidade Escolar: Escola Avani Ferreira Maciel - Apae - Estudante: Moisés de Bastos Galvão - Deficiência Intelectual: ( x ) Autismo | Def. Múltipla: ( ) - Data de Nascimento: 13/06/2005 - Sexo: ( ) F | ( x ) M - Pai: Vergílio Galvão do Carmo - Mãe: Benedita Maurício de Bastos - Responsável: Benedita Maurício de Bastos - Série/Ano: Sala EET - Turno: Matutino - Coordenador(a) Pedagógico(a): Josielica Pereira de Mello - Professor(a) Regente: Raiane Gomes Dantas
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 2 semanas

O Plano de Ensino Individualizado (PEI) é um documento fundamental para adaptar a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante com deficiência, garantindo um acompanhamento adequado às suas necessidades. No caso de Moisés de Bastos Galvão, algumas seções deste PEI incluem:

1. Dados Gerais

  • CRE: Uruaçu - Goiás
  • Unidade Escolar: Escola Avani Ferreira Maciel - Apae
  • Estudante: Moisés de Bastos Galvão
  • Deficiência: Autismo
  • Data de Nascimento: 13/06/2005
  • Responsável: Benedita Maurício de Bastos
  • Série/Ano: Sala EET
  • Coordenador(a) Pedagógico(a): Josielica Pereira de Mello
  • Professor(a) Regente: Raiane Gomes Dantas

2. Aspectos Cognitivos e Habilidades do Comportamento Adaptativo

a) Potencialidades do Estudante

  • Cognitivo/psíquico:
  • Boa percepção e atenção concentrada.
  • Capacidade de associação entre conhecimentos.

  • Habilidades do comportamento adaptativo:

  • Demonstra autocontrole e se comunica bem em situações diferentes.

b) Necessidades/Dificuldades do Estudante

  • Cognitivo/psíquico:
  • Dificuldades em entender letras e sua utilização em diferentes formas.
  • Necessidade de apoio em regras de escrita e continuidade.

  • Habilidades do comportamento adaptativo:

  • Acompanhamento necessário para a defesa de atitudes em situações sociais.
  • Auxílio para aceitação de críticas e resolução de conflitos.

Considerações Finais

O PEI deve ser revisado periodicamente para garantir que as estratégias pedagógicas e o suporte oferecidos estejam sempre alinhados às necessidades e ao desenvolvimento de Moisés, promovendo seu aprendizado e inclusão.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Guilherme M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana
Contatar Guilherme

Este Plano de Ensino Individualizado (PEI) traz as informações básicas e relevantes para o planejamento pedagógico voltado às necessidades específicas do estudante Moisés de Bastos Galvão, que possui diagnóstico de Autismo e está matriculado na Escola Avani Ferreira Maciel - Apae, na cidade de Niquelândia, Goiás. O PEI é uma ferramenta fundamental para estruturar estratégias de ensino personalizadas e efetivas para Moisés, levando em conta seu perfil cognitivo e suas características específicas de desenvolvimento.

Componentes do PEI

  1. Identificação do Estudante

    • Nome: Moisés de Bastos Galvão
    • Data de Nascimento: 13/06/2005 (idade: 19 anos)
    • Sexo: Masculino
    • Turno: Matutino
    • Sala: EET (Educação Especializada no Transtorno do Espectro do Autismo)
  2. Responsáveis

    • Pai: Vergílio Galvão do Carmo
    • Mãe e Responsável Principal: Benedita Maurício de Bastos
  3. Equipe Escolar

    • Coordenadora Pedagógica: Josielica Pereira de Mello
    • Professora Regente: Raiane Gomes Dantas

Estruturação do PEI

  1. Objetivos do PEI:

    • Individualizar o ensino para atender às especificidades de Moisés, considerando seu diagnóstico e suas necessidades pedagógicas, cognitivas e psicossociais.
    • Desenvolver habilidades de comunicação, interação social e autonomia, que são cruciais para o progresso educacional e social de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
  2. Metas Educacionais:

    • Aprimoramento das habilidades de comunicação e linguagem: Trabalhar a comunicação verbal e não verbal, com ênfase em habilidades que auxiliem na interação social e na compreensão de instruções.
    • Desenvolvimento de habilidades de concentração e atenção: Atividades específicas que estimulem o foco em tarefas e o aumento do tempo de atenção.
    • Desenvolvimento psicomotor: Exercícios para promover a coordenação motora, tanto fina quanto grossa, visando facilitar a autonomia em atividades diárias.
    • Integração social: Encorajar a interação com colegas, através de atividades em grupo e jogos que reforcem habilidades de cooperação e empatia.
  3. Adaptações Pedagógicas:

    • Materiais visuais e concretos: Utilizar recursos visuais, como figuras, gráficos e objetos físicos, para facilitar a compreensão e a absorção de novos conceitos.
    • Ambiente estruturado: Manter um ambiente de sala organizado e com uma rotina clara, ajudando Moisés a antecipar atividades e entender o que se espera dele.
    • Apoio individualizado: Momentos de atenção exclusiva para lidar com possíveis dificuldades e oferecer suporte emocional e pedagógico.
  4. Avaliação:

    • Avaliação contínua, focada no progresso individual de Moisés em relação aos objetivos traçados.
    • Relatórios periódicos que destaquem os avanços e os pontos que necessitam de mais apoio.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Tiago A.
Respondeu há 1 semana
Contatar Tiago
É o cabeçalho de um PEI, mas qual a dúvida? Além disso, é proibida a divulgação de dados como nome da escola e da criança (exposição) na internet

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor