Olá como vai? Bom ,acho que entendi sua dúvida mas caso eu não tenha compreendido da forma que gostaria, por favor, pode me falar pra que conversemos novamente tá certo? Vamos lá...
Primeiro temos que entender do que é conjunção.. A conjunção é uma classe de palavras da língua portuguesa que é invariável que serve pra conectar dois termos ,duas orações , promovendo entre elas uma relação de dependência..
Agora... Você quer saber qual é o valor CAUSAL da locução "DE MODO QUE".
Bom..
As conjunções CAUSAIS fazem parte das conjunções subordinativas que são aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. E as conjunções CAUSAIS fazem parte das conjunções subordinativas adverbiais, certo?
Continuando.. As conjunções CAUSAIS são estas : porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.
Esta modalidade de conjunções, introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal.
Perceba então que dentro da sua dúvida ( CONJUNÇÃO "DE MODO QUE" QUE) não entra dentro das conjunções causais.
A conjunção "de modo que " é uma conjunção final e não causal, pois expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal oração..
São estas :. que, a fim de que,/ de modo que que, porque (= para que), que, etc.
exemplo:
Toque o sino para que todos saibam que a missa irá começar.
Traga o garoto de modo que eu possa conhece - lo .
Portanto, a conjunção " de modo que " , que você citou como dúvida, não pode ser causal , pois como o próprio nome da conjunção diz:" DE MODO QUE " , ou seja, expressa bem mais uma finalidade do que uma causa, um motivo..
Compreendido??
Espero ter sanado sua dúvida, mas caso ela persista, estou a disposição.
To acabando de estudar isso, DE MODO QUE é CONSECUTIVA, e tem o mesmo valor de: de maneira que, de sorte que, de jeito que, de forma que, tanto...que, tamanho...que.
EX: Estudou tanto à noite de modo que, dormiu o dia todo.