Foto de Iara T.
Iara há 5 anos
Enviada pelo
Site

Vogais do alfabeto

Quantas vogais tem o alfabeto da língua portuguesa: 5 (a, e, i, o, u), 7 (a, e, i, o, u, y, w) ou 12?

Obs: pesquisei um pouco sobre o assunto e encontrei muitas informações distintas a respeito; gostaria obter uma resposta mais confiável acerca disso, grata!

Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Miguel Augusto

Iara, 

Excelente pergunta. Temos 7 + 5 = 12 + 2 (Y e W, dependendo da pronúncia da palavra estrangeira).

Temos em português sete vogais orais, representadas por cinco letras, a saber: a, e, é, i, o, ó, u. E cinco nasais: "/ã/ (maçãampola, antes); /?/ (sempre, pente); / ? / (fim, cinto); /õ/ (compra, ponto); /?/ (um, fundo)." Ou seja, 12 vogais em português. (http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica005.html)

Leia no site a seguir por que o "Y" não é uma vogal: "na nossa língua, o “y” cumpre, na maioria das vezes, o papel de semivogal, ou seja, o de uma vogal que funciona como uma consoante, abrindo ou fechando uma sílaba. Como a semivogal é uma espécie de consoante, ela ficou classificada como uma consoante." (https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-a-letra-y-nao-e-considerada-uma-vogal/)

Já no seguinte site, da ABL, explica-se que "Y" e "W" podem ser vogais, conforme a palavra estrangeira pronunciada em PB: 

"Y, valendo/i/, integrará o grupo das vogais; o W, nas palavras de origem inglesa, soará como/u/e integrará o grupo das vogais (William, show); nas palavras de origem alemã, soará /v/ e integrará o grupo das consoantes (Walter,Wagner).Com menos frequência o grafema Y, além de representar o fonema /i/, pode fazê-lo mediante o grafema J, de, por exemplo, ‘jogo’, quando, nos nomes estrangeiros, estiver seguido de A, como o nome próprio indígena ‘Yaci’, ‘Iaci’, ‘Jaci’, e no nome inglês  ‘jarda’, da abreviatura yd (yard). Também o W alemão pode estar representado na escrita por gu: Walter/Válter/ Gualter;Guilherme, guerra." (http://academia.org.br/artigos/novas-letras-k-w-e-y)

Já sobre o "e" em posição tônica, o xevá (schwa), leia este artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xev%C3%A1.

Para se aprofundar em Fonética e Fonologia do PB, acesse: http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto_Fonetica_Fonologia_PB_UFSC.pdf.

Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Davi F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Davi

O que define uma vogal é o som. Então Y pode ser considerado vogal, afinal, o conceito de consoante é: "fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes". Não ocorre essa interrupção do ar ao pronunciar o Y, portanto é uma vogal. W pode ser considerado vogal em alguns casos, como por exemplo, em Windsurf. Mas no nome Wagner, não é uma vogal, pois toma as características de uma consoante, interrompendo o ar com os dentes. Então provavelmente a resposta mais adequada é a que diz que são 7 vogais, embora o W não seja sempre uma vogal.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Lygia C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Lygia
Olá Iara, tudo bem? Na língua portuguesa, apenas as letras A,E,I,O,U são consideradas vogais. O Y e o W, apesar de, em alguns casos, terem som de I e U, são considerados consoantes. Espero ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, pode me chamar no meu perfil. Profª Lygia Cristhina

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor