Quantas vogais tem o alfabeto da língua portuguesa: 5 (a, e, i, o, u), 7 (a, e, i, o, u, y, w) ou 12?
Obs: pesquisei um pouco sobre o assunto e encontrei muitas informações distintas a respeito; gostaria obter uma resposta mais confiável acerca disso, grata!
Iara,
Excelente pergunta. Temos 7 + 5 = 12 + 2 (Y e W, dependendo da pronúncia da palavra estrangeira).
Temos em português sete vogais orais, representadas por cinco letras, a saber: a, e, é, i, o, ó, u. E cinco nasais: "/ã/ (maçã, ampola, antes); /?/ (sempre, pente); / ? / (fim, cinto); /õ/ (compra, ponto); /?/ (um, fundo)." Ou seja, 12 vogais em português. (http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica005.html)
Leia no site a seguir por que o "Y" não é uma vogal: "na nossa língua, o “y” cumpre, na maioria das vezes, o papel de semivogal, ou seja, o de uma vogal que funciona como uma consoante, abrindo ou fechando uma sílaba. Como a semivogal é uma espécie de consoante, ela ficou classificada como uma consoante." (https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-a-letra-y-nao-e-considerada-uma-vogal/)
Já no seguinte site, da ABL, explica-se que "Y" e "W" podem ser vogais, conforme a palavra estrangeira pronunciada em PB:
"Y, valendo/i/, integrará o grupo das vogais; o W, nas palavras de origem inglesa, soará como/u/e integrará o grupo das vogais (William, show); nas palavras de origem alemã, soará /v/ e integrará o grupo das consoantes (Walter,Wagner).Com menos frequência o grafema Y, além de representar o fonema /i/, pode fazê-lo mediante o grafema J, de, por exemplo, ‘jogo’, quando, nos nomes estrangeiros, estiver seguido de A, como o nome próprio indígena ‘Yaci’, ‘Iaci’, ‘Jaci’, e no nome inglês ‘jarda’, da abreviatura yd (yard). Também o W alemão pode estar representado na escrita por gu: Walter/Válter/ Gualter;Guilherme, guerra." (http://academia.org.br/artigos/novas-letras-k-w-e-y)
Já sobre o "e" em posição tônica, o xevá (schwa), leia este artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xev%C3%A1.
Para se aprofundar em Fonética e Fonologia do PB, acesse: http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto_Fonetica_Fonologia_PB_UFSC.pdf.
Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro
O que define uma vogal é o som. Então Y pode ser considerado vogal, afinal, o conceito de consoante é: "fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes". Não ocorre essa interrupção do ar ao pronunciar o Y, portanto é uma vogal. W pode ser considerado vogal em alguns casos, como por exemplo, em Windsurf. Mas no nome Wagner, não é uma vogal, pois toma as características de uma consoante, interrompendo o ar com os dentes. Então provavelmente a resposta mais adequada é a que diz que são 7 vogais, embora o W não seja sempre uma vogal.