Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

A pronúncia correspondente à letra o

Português Fonética

Sei que as vogais "o" em português costumam ser mudadas para um som de "u" quando estão em sílabas fracas por muitas pessoas. Isso também ocorre em sílabas fracas de palavras maiores e acontece com a vogal "e", que muda para "i". 

Por exemplo, a palavra "carro" costuma ser pronunciada "carru", e a palavra "onde" costuma ser pronunciada "ondi". Isso é uma simplificação que nós fazemos que deixa as palavras mais confortáveis de falar.

No caso dos artigos e pronomes "o/os", o som muda porque não costumamos dar ênfase nessas palavras nas frases, então a pronúncia "fraca" é usada para eles também, mas um professor me falou que se considerar, por exemplo, o português formal a pronúncia de certas palavras, como  artigos e pronomes "o/os"  que se escrevem com "o" e se leem com "u" e “us” está incorreta, porém pode variar de um sotaque para outro, pois a língua portuguesa, no Brasil, tem muita variação fonética de uma região para outra.

Entretanto, gostaria de saber o porquê seria inadequado falar esses "o" quando se configura como artigo ou pronome, com ou sem ênfase, mas com som de "u"? Se comparado a um ambiente/situação que exija o português formal.

Seria mais adequado pronunciar com som de "ô"? Existe a possibilidade de ser um caso de preconceito linguístico? 

Considero que falar esses "o" com som de "ó" soaria um pouco forçado para grande parte dos falantes, exemplo: /Ó/ professor, e que a tentativa de neutralizar o sotaque de alguns falantes em certo momentos, como o citado, seria desagradável.

 

Foto de Adriano R.
Adriano perguntou há 4 anos