Em 'medo de altura', a expressão em destaque completa o sentido da palavra 'medo' e é essencial para o sentido da frase. Logo é: Objeto indireto complemento nominal adjunto adnominal. No exemplo acima, não poderia ser objeto indireto; já que completa o verbo tem medo?
Inicialmente, vamos ver alguns conceitos básicos:
Objeto (indireto/direto) = complementa verbos
Adjunto adnominal = complementa substantivos
Complemento nominal = complementa substantivos, adjetivos ou advérbios
Vamos agora analisar a expressão "medo de altura".
medo = substantivo
Uma vez que "medo" é substantivo, "de altura" não pode ser objeto indireto. Então, a dúvida estaria entre as opções complemento nominal e adjunto adnominal. Mas qual deles?
Vamos mais a fundo:
Vimos que tanto complemento nominal, quando adjunto adnominal podem complementar um substantivo.
Uma das principais diferenças entre eles é que o adjunto adnominal tem uma função adjetiva.
Sempre que houver dúvida entre complemento nominal e adjunto adnominal, faça a substituição por um adjetivo: se der certo, é adjunto adnominal; se não der certo, é complemento nominal.
Veja os exemplos:
Amor de mãe => Amor materno
Água de chuva => Água pluvial
Agora tente um adjetivo para substituir nossa expressão "de altura":
Medo de altura => Medo de altura
Observe que, uma vez que não há como substituir a expressão "de altura" por um adjetivo, temos que:
A expressão "de altura" em "medo de altura" é um complemento nominal.
Sandra, tem o quê? Medo de altura. Como não há preposição entre o verbo ter e o objeto, trata-se de um objeto direto. Veja: Preciso de aulas de francês. Agora precisa-se de algo. Como há a preposição de, é objeto indireto. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
BOA NOITE, SANDRA!
TD BEM?
COMO VC DIGITOU, 'DE ALTURA' , COMPLEMENTENTA O SENTIDO DO 'SUBSTANTIVO (NOME) MEDO': QUE TEM 'MEDO', TEM 'MEDO' DE ALGUMA COISA, E 'MEDO' É UM SUBSTANTIVO (NOME), PORTANTO, 'COMPLEMENTO NOMINAL'.
ABÇ!
AO DISPOR!
TEREZA CRISTINA
CAÇAPAVA - sp
Olá, o termo "de altura" é um complemento nominal porque tem função substantiva. O substantivo abstrato "medo" está com função de verbo, "de altura" com a função de objeto indireto e é um termo essencial na frase dando sentido e complementando que tipo de medo o substantivo abstrato se refere e está acompanhado de preposição.
Não. O verbo é “tem”. “Medo de altura” é o objeto direto do verbo “tem”. Dentro desse objeto direto, há certas divisões: o núcleo do objeto direto é “medo”, que é um substantivo (um nome) abstrato e sem um sentido completo. Por isso, ele requer um complemento nominal (de altura, de barata, de rato, de escuro), que completa o sentido.