Foto de Luiz R.
Luiz há 5 anos
Enviada pelo
Site

Duvida interpretação de texto

D. João de Castro viveu entre 1538 e 1542, na Índia, e, no Roteiro de Goa a Diu tratou dos templos de Elefante, onde estava o templo dedicado ao culto de Shiva - construído no século VII ou VIII. Castro narrou:
"O monte desta Ilha [de Elefanta] [...] que é maciço de um rochedo e de uma penha¹ viva foi cortado e feito por debaixo do monte, cavando a penha viva, um grandíssimo templo, o qual é lavrado, de tão maravilhosa obra, que parece impossível ser feita por mãos de humanos [...] está neste templo uma capela quadrada, e em cada uma destas portas guardam dois ferocíssimos gigantes que têm de comprido 21 palmos [...] Todo este templo é rodeado com 12 capelas, e em cada uma estão esculpidas multas e diversas estórias de singular obra romana [...] Em uma destas capelas está um homem que se mostra da cinta para cima com três grandes rostos e quatro braços [...]."
A explição para a suntuosidade² dos templos indianos de Salcete só poderia ser entendida como um ardil maligno: os pagodes não teriam sido feitos por homens; mas por espíritos, sendo uma "arte diabólica e, que, quanto a mim, não há dúvida", afirmava Castro.

¹Penha: grande massa de rocha saliente e isolada, na encosta ou no dorso de uma serra.
²Suntuoso: em que há grande luxo; pomposo

De acordo com o texto, o estranhamento dos viajantes europeis ao encontrar a arte hindu, relatado pelo cartógrafo português João de Castro, se deve ao fato de ela

(A) apresentar estética e materialidade semelhantes á arte europeia em suas manifestações artísticas, porém com representações religiosas distintas
(B) realçar o sagrado como figura central das produções artísticas e representar o poder divino e santo nas manifestações estéticas e nas construções dos templos
(C) utilizar formas simbólicas até então nunca vistas e representar deuses politeístas, porém, por meio de técnicas escultóricas e arquitetônicas já conhecidas
(D) representar uma religião com outras tradições e símbolos esculpidos nos grandes templos, com uma arquitetura singular e ornamentação grandiosa
(E) resgatar uma iconografia da Antiguidade Clássica, com esculturas, pinturas e arquitetura inspiradas pela estética greco-romana e seus seres fantásticos.

Português Geral
1 resposta
Professor Zaqueu R.
Respondeu há 5 anos
Contatar Zaqueu
Letra D, representação cultural a qual eles não reconheciam. Por não reconhecerem a cultura religiosa do outro ainda afirma que não é obra humana e sim demoníaca, ou seja, vemos um olhar eurocêntrico.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar