Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Estou na duvida, seria a letra b?

Português Reforço Escolar Concursos ENEM 3º Ano Ensino Médio Pré-Vestibular Ensino Fundamental Acompanhamento Escolar Aulas Particulares Ensino Superior Exercícios 2º Ano Profissional Adultos

Relacione as colunas:

I – “A roupa lavada, que ficara de véspera nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um fartum acre de sabão ordinário. As pedras do chão, esbranquiçadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azuladas pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulações de espumas secas.” (Azevedo, Aluísio. O cortiço. São Paulo, 2004).

II – “Alguns anos mais tarde, aconteceu que um filho do rei estava atravessando a floresta a cavalo. Passou bem junto à torre e ouviu uma voz tão bela que parou para escutar. Era Rapunzel, que, inteiramente sozinha na torre, passava seus dias a cantar doces melodias para si mesma. O príncipe quis subir para vê-la e deu a volta na torre à procura de uma porta, mas não achou nenhuma. Voltou para casa em seu cavalo, nas a voz de Rapunzel comovera seu coração tão intensamente que ele passou a ir à floresta todos os dias para ouvi-la.” (Grimm, Jacob e Wilhelm. Rapunzel. In: contos de fadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004)

III – O Gênero “Literatura Infantil” tem, a meu ver, existência duvidosa. Haverá música infantil? Pintura infantil? A partir de que ponto uma obra literária deixa de consistir alimento para o espírito da criança ou do jovem e se dirige ao espírito do adulto? Qual o bom livro para as crianças, que não seja lido com interesse pelo homem feito? Qual o livro de viagens ou aventuras, destinadas a adultos, que não possa ser dado à criança, desde que vazado em linguagem simples e isento de matéria de escândalo? Observados alguns cuidados de linguagem e de decência, a distinção preconceituosa se desfaz. Será a criança um ser à parte, estranho ao homem, e reclamando uma literatura também à parte? Ou será a literatura infantil algo mutilado, de reduzido, de desvitalizado -, porque coisa primária, fabricada no pressuposto de que a imitação da infância é a própria infância? (...)” (Andrade, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.)

 

ANALISE: A = PARÁGRAFO DESCRITIVO B = PARÁGRAFO DISSERTATIVO C = PARÁGRAFO NARRATIVO Assim, temos: Escolha uma opção:

 

a. I-B; II-C; III-A
b. I-A; II-B; III-C
c. I-B; II-A; III-C
d. I-A; II-C; III-B
e. I-C; II-A; III-B
Foto de Laura S.
Laura perguntou há 3 anos