"Em termos muito simples, podemos dizer que o amor é um horizonte de compreensão que tem em vista a real dimensão do outro, que não o inventa em uma projeção, que permanece aberta ao seu mistério. Se o amor é aberto ao outro, o ódio é fechado a ele. Tendemos a não querer ver o ódio que nos fecha porque ele nos diminui. “Não querer ver” é uma armadilha, pois todos somos afetados pelo ódio e contribuímos com a nossa parte para a sua persistência."
Podemos afirmar que os dois itens estão corretos?
I. as três últimas orações do primeiro período são de valor restritivo e, entre elas, há relação de adição
II. as orações "porque ele nos diminui" e "pois todos somos afetados pelo ódio" indicam a causa dos processos expressos nas orações a que se vinculam nos respectivos períodos.
Não.
item I: correto: as três últimas orações do primeiro período são adjetivas restritivas e todas se referem à palavra "compreensão". Há relação de adição, pois todas acrescentam uma informação ao termo a que se referem.
item II: incorreto. As duas orações em questão são explicativas e não causais. Elas justificam o que é exposto na oração principal. Não há relação de causa e consequência entre elas e a oração a que se vinculam.