Para encontrar os ditongos decrescentes no texto apresentado, é necessário primeiro esclarecer o que são ditongos decrescentes. Um ditongo decrescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal, como em "pai", "cenoura" e "quatro".
Abaixo, faremos uma análise do texto dado:
Após essa análise cuidadosa, parece que o texto não contém ditongos decrescentes. Portanto, a resposta seria 0 ditongos decrescentes.
Se precisar de mais esclarecimentos ou detalhes, fique à vontade para perguntar!
Frcj, veja:
Neurônio e colônia - ditongo crescente: semivogal + vogal
Sujeito - ditongo decrescente: vogal + semivogal
Portanto, há apenas 1 ditongo decrescente.
Espero ter ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, Frcj, boa noite.
No texto há três ditongos decrescentes: padrão, interação e sujeito - são formados por uma vogal, seguida de uma semivogal.
As palavras colônica, consciência e experiências possuem ditongo crescrente - são formados por uma semivogal, seguida de uma vogal.
Espero ter ajudado.
Oi Frcj!
“A semelhança entre o padrão de interação dos neurônios do cérebro humano e a colônia de formigas torna esta última objeto da hipótese de ser uma estrutura apta a ter uma consciência. [...] A colônia de formigas, se considerada um organismo, poderia ser um sujeito apto a ter experiências internas.”
Quantos ditongos decrescentes existem no texto?
Três = padrão; interação e sujeito.
Repare: pa/drãu; in/te/ra/çãu
O ditongo é um tipo de encontro vocálico, ou seja, um encontro entre vogal e semivogal.
As VOGAIS são: a, e, i, o, u.
As SEMIVOGAIS são: i, u (também podem ser semivogais: e, o).
Quanto à sua classificação, os ditongos podem ser: crescentes ou decrescentes (de acordo com a sua localização) e orais ou nasais (de acordo com a sua pronúncia).
Uma vogal seguida da letra M também pode ser ditongo quando é pronunciada com som de semivogal. Exemplos: bem, can-tam, fa-lam.