Foto de Patricia P.
Patricia há 7 anos
Enviada pelo
Site

Gramática da língua portuguesa

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Em relação ao texto, posso afirmar que os itens I e II estão corretos? I . No segundo período do primeiro parágrafo, é apenas por meio da desinência verbal que se retoma o sujeito anterior (Paulo) II. No primeiro período do segundo parágrafo, a retomada desse mesmo sujeito (Paulo) ocorre sempre por meio de formas pronominais. OBS: Como no item II não é especificado se a forma pronominal é átona ou tônica, posso classificar como verdadeira tal assertiva?
Português Gramática
2 respostas
Professor Thiago D.
Respondeu há 7 anos
Contatar Thiago
Pode afirmar que é verdadeiro sim, pois os pronomes possuem natureza fórica, isto é, fazem sempre referência a algum termo. No caso em questão, mesmo sem especificar, o pronome átono cumpre esse papel.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professora Roseane A.
Respondeu há 7 anos
Contatar Roseane
Sim. item I: O sujeito não aparece expresso, mas é identificado a partir do verbo em 3a pessoa (chegou). item II: São os pronomes "o", em "botou-O" e o pronome "ele", em "ELE veio" que retomam o sujeito Paulo no primeiro período do segundo parágrafo. OBS.: O uso dos pronomes pessoais retos ou oblíquos depende da função sintática que exercem. Grosso modo, os pronomes retos funcionam como sujeitos, (em ele veio, o pronome é o sujeito do verbo vir) enquanto os oblíquos funcionam como objetos (botou-o, na linguagem coloquial seria "botou ele", esse "ele" recebe a ação do verbo, sendo, portanto, um objeto). Quanto à classificação aplicada aos pronomes oblíquos, átonos ou tônicos, é apenas uma classificação baseada na pronúncia (portuguesa, pois no Brasil os pronomes átonos adquiriram tonicidade na fala), não fazendo diferença nos contextos de uso, como a questão que você expôs.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar