Prezados,
o certo é: HOUVE várias vítimas ou HOUVERAM várias vítimas?
Grato!
Felsol, essa dúvida é muito recorrente e mesmo pessoas com bom nível de escolaridade incorrem nesse erro. Conte a todos seus conhecidos que o verbo "haver" é impessoal, portanto só pode ser usado na 3a. pessoa do singular (exceto quando é verbo auxiliar), não importando o tempo em que está. O que vem depois é objeto direto, quer no singular quer no plural: Houvera / Havia / Houve / Há / Haverá / Haveria / Que haja / Se houvesse / Quando houver várias vítimas ... Veja: Houve uma reunião. Havia muitos alunos aprendendo francês. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido é sempre conjugado na terceira pessoa do singular, logo o correto é houve.
Amigo, quer uma decoreba das boas.
"Sempre que o verbo haver puder ser trocado por EXISTIR ELE SOFRERÁ o fenômeno mágico. Torna-se sem sujeito, torna-se impessoal.
Marque isso na sua geladeira, à porta. Cole a regrinha besta mas fundamental para a concordância verbal. Lembrando que o verbo EXISTIR SEMPRE TEM SUJEITO E nunca vive a magia de CABUM o sujeito desaparecer.
Se vir alguém escrevendo " Houveram brigas no facebook', corrija mas, delicadamente, para não provocar mais brigas. "Amigo, a regra é besta, mas o verbo haver no sentido de existir sempre virá no singular. Houve brigas. E não houveram brigas.
Brigas aí no excerto não é sujeito e sim objeto direito. E o verbo jamais concordará com o objeto direito. Só com o sujeito. E se não tiver sujeito fica sempre no singular.
Há flores no vaso. Há projetos para o ano que vem.
Mas
Existem flores e... EXISTIRÃO PROJETOS PARA O ANO QUE VEM ( sim, aí temos o verbo existir no plural concordando com projetos).
Estude esses sujeitos pois sem esse saber vai passar a vida concordando errado isso com aquilo.
Bom dia !
A flexão do verbo “haver” é um erro muito comum. Porém esse verbo (no sentido de “ocorrer” ou “existir”) é impessoal, ou seja, significa que permanece na terceira pessoa do singular, já que não tem sujeito. Por isso, é errônea a flexão do verbo no plural.
Ex: Haverá transformações.
Porém, não se pode afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural, pois ele pode desempenhar a função de verbo auxiliar.
Ex: Eles haviam chegado tarde.
Espero ter ajudado, beijos!!
boa noite, felsol! td bem?
respondendo ao q perguntou (se desejar saber o pq, uma explicação mais detalhada, entre em contato comigo: criscodelo@yahoo.com.br):
o verbo 'haver' permanece no singular, nesse caso: 'houve várias vitimas'.
abç, e ao dispor!
tereza cristina
caçapava - sp