Foto de GABRIEL A.
GABRIEL há 8 meses
Enviada pelo
Site

Jogador tenta impedir um gol usando as mãos

Boa tarde. Estou estudando para ser árbitro e Gostaria de tirar uma dúvida com vocês quanto a uma regra específica de futebol (aconteceu em um jogo de futebol de 7), quando um atleta de defesa coloca a mão na bola de forma intencional, porém mesmo assim é gol, qual atitude o Juiz deve tomar ?
Português Geral
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 8 meses

Boa tarde!

No caso descrito, onde um jogador tenta impedir um gol usando as mãos intencionalmente, mas o gol ainda assim ocorre, a situação deve ser tratada de acordo com as regras estabelecidas pela FIFA e adaptadas para o futebol de 7, se houver diferenças específicas. Vamos considerar as regras gerais do futebol:

  1. Validação do gol: Como a bola entrou no gol, o gol deve ser validado. Não se anula um gol nesses casos, mesmo que a tentativa de impedir o gol com a mão seja intencional.

  2. Ação Disciplinares: Mesmo com a validação do gol, a tentativa de impedir o gol de forma intencional usando as mãos ainda é uma infração que deve ser punida disciplinarmente. Segundo as regras, esse tipo de comportamento por parte do defensor seria considerado como "conduta antidesportiva". Dependendo da severidade da ação e das regras específicas do futebol de 7, o árbitro pode aplicar um cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão) ao jogador.

Resumindo, o procedimento adequado para o árbitro é:

  1. Validar o gol.
  2. Tomar a medida disciplinar apropriada contra o jogador que tentou impedir o gol com as mãos, geralmente mostrando um cartão amarelo ou vermelho.

É importante sempre estar atualizado com as regras específicas do formato de jogo que você está arbitrando, pois podem haver adaptações e particularidades. Boa sorte nos seus estudos e futura carreira como árbitro!

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 meses
Contatar Miguel Augusto

Gabriel, você postou sua dúvida na matéria português.

At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Glaucia R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 meses
Contatar Glaucia Regina

Olá, Gabriel, aqui é um espaço para dúvidas de Língua Portuguesa. No entanto, achei interessante a sua pergunta e fiz uma pesquisa, encontrando a seguinte resposta:

Regra 8:
c) Nenhum tento poderá ser validado, de forma alguma, se qualquer elemento estranho ao jogo impedir que a bola ultrapasse a linha de gol. E se isto ocorrer durante o jogo, exceção feita a cobrança do pênalti, a partida deverá ser interrompida e reiniciada com “bola-ao-chão” no local onde o elemento estranho tocou na bola.

Além disso, o jogador que colocou a mão na bola pode ser advertido com cartão disciplinar.

Espero ter ajudado

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa