Bom dia! Embora usemos a palavra "patrimonialização", não encontro a descrição da mesma nos dicionários. E, quando acho, não se encaixa no que falamos. Acham que posso usar esse termo na frase "patrimonialização de bens", por exemplo? Parece que se refere a algo do meio jurídico.
Carol, como a língua oral evolui rapida e constantemente, nem todas as palavras que utilizamos no dia a dia estão no dicionário. No dicionarioinformal, lê-se: "É o ato de tornar um bem com valor de patrimônio, ou seja, proteger ou resguardar um bem material ou imaterial. Ex: A patrimonialização desse bem deve ser feita ainda hoje". E o Priberam apresenta este exemplo: patrimonialização de bens de interesse público. Portanto seu exemplo é adequado. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, Carol, tudo bem?
Vamos lá! Quando não se encontrar uma palavra específica em um dicionário, uma boa dica é buscar um substantivo similar. Patrimonializar soa como transformar em patrimônio, certo?
Então ao buscar a palavra "patrimônio" em dicionários, encontramos facilmente.
Segue o conceito desta palavra, de acordo com o site do "dicio.com.br":
1- Bens materiais de família; herança.
2- Conjunto dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa.
[Figurado] O que é considerado herança comum, transmitido de uma geração para outra, com valor e importância reconhecidos, que deve protegido e preservado.
[Antigo] Herança paterna.
[Antigo] Bens que tinham a função de sustentar um eclesiástico.
Dessa forma, patrimonialização seria transformar algum elemento ou bem em um patrimônio, provavelmente através de uma medida jurídica (pela lei).
Você está correta quando diz que este conceito possui caráter jurídico. Geralmente patrimonializar um bem envolve uma nação ou um território, por isso envolve a lei e geralmente Administração pública, ou seja, a gestão de uma região pelo governo ou estado. Não apenas isso, mas também é um conceito usado na contabilidade.
Espero ter ajudado!
Bons estudos e um ótimo dia!
Carol, os professores já responderam e muito bem.
Vou lhe dar uma sugestão, nada nada ligada ao que perguntou.
Estude o uso de ''mesma'.
Ele não pode resgatar palavras do modo como você fez.
Um exemplo de erro: " Quando entrar no elevador, verifique se o mesmo está no andar'.
Correção: " Quando entrar no elevador, verifique se ELE está no andar.
O 'mesmo' virou moda, todo mundo usa e abusa. Mas não está correto.
Exemplo de uso correto do 'mesmo' : Joquinha, ele mesmo, fez o bolo de aipim.
Drácula apareceu no mesmo dia em que Bruna, a bruxa.
Entedeu?
Não use o mesmo para resgatar ( processo anafórico) palavras que você escreveu antes.
Esse é um erro pesado. Evite.
Olá, Carol,
De acordo com o "Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa" 'patrimonialização se origina do vocábulo 'pai'. E pode ser utilizado em contexto jurídico, na arquitetura, etc. Segue um 'link' de um sítio de Portugal que, talvez, a ajude na ampliação de vosso repertório quanto ao vocábulo.
https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR462de01a41f32_1.pdf
Grato.
Prof. Geraldo Inácio.